SBCD

Abril pela Segurança do Paciente

7 abr 2022

Neste mês, a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco (SBCD), se une à Campanha Abril pela Segurança do Paciente, promovida pelo Ministério da Saúde do Brasil.

As ações são mundiais, e surgem de pesquisas e classificações realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo programa Patient Safety Program (anteriormente chamado World Alliance for Patient Safety).

O desenvolvimento de estratégias para a segurança do paciente é alcançado por meio do conhecimento e cumprimento do conjunto de normas e regulamentos que orientam as atividades nos estabelecimentos de Saúde. Dessa forma são elaborados planos locais de qualidade e segurança do paciente, com ações monitoradas por indicadores, gerido por uma instância (núcleo) responsável e com uma política de estímulo à utilização rotineira de protocolos e diretrizes clínicas.

Neste ano a equipe da SBCD montou o setor Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) nas unidades: Pronto Socorro Municipal Lauro Ribas Braga (PSM-Santana) e na Unidade Pronto Atendimento Jaçanã (UPA – Jaçanã), do contrato de gestão da Zona Norte da cidade de São Paulo (Santana/ Tucuruvi/ Jaçanã/ Tremembé).

“O NSP tem proporcionado à equipe multidisciplinar um processo de troca de experiências e aprendizados a respeito das metas internacionais de segurança do paciente e sua aplicabilidade prática. Com isso, identificamos que os usuários estão percebendo as movimentações e intervenções de forma positiva, proporcionando maior confiabilidade no processo assistencial”, explica diretora técnica da média e alta complexidade, Tassiana Diaz.

Pular para o conteúdo