SBCD

Governança

 

As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo par a sua longevidade.

Governança Corporativa na SBCD

A Governança Corporativa visa a estabelecer regras entre os acionistas e a gestão, de modo que a empresa prospere e os interesses dos shareholders sejam atingidos. A SBCD, já com sua estrutura formalizada e funcional há muito anos, dispõe de práticas avançadas pela boa Governança, proporcionando a SMS e demais órgãos de fiscalização e controle das esferas Municipal, Estadual e Federal uma gestão estratégica, permitindo a monitoração transparente por meio das prestações de contas, da equidade e da responsabilidade corporativa.

As ferramentas que asseguram o controle da propriedade sobre a gestão são:

Conselho de Administração

A missão do Conselho de Administração da SBCD é proteger e valorizar
a organização, otimizar o retorno por meio das metas quantitativas e qualitativas
esperadas no curto, médio e longo prazo e buscar o equilíbrio entre os anseios
das partes interessadas, de modo que cada uma receba benefício apropriado e
proporcional ao vínculo que possui com a organização e ao risco a que está
exposta.

Conselho Fiscal

A missão do Conselho Fiscal é garantir que todas as ações desempenhadas pela Diretoria Executiva da entidade estão em acordo com as premissas estabelecidas em Estatuto, Regimento Interno e Contrato de Gestão, para execução de uma profunda análise documental para aprovação de todas as prestações de contas assistenciais, financeiras e contábeis da instituição perante o parceiro.

Auditoria Independente

A Missão da Auditoria Independente é promover a certificação da veracidade e da consistência das informações constantes no Balanço Patrimonial e respectivas Demonstrações Contábeis, conforme as práticas contábeis adotadas no Brasil e as Normas Tributárias vigentes, principalmente aquelas pertinentes às Entidades sem fins lucrativos.

Com essa estrutura bem definida, todos os colaboradores diretos e indiretos atendem aos requisitos internos em prol do pleno atendimento as necessidades assistenciais e administrativas na gestão dos projetos e contratualizações firmadas.

Documentos Públicos:

ORGANOGRAMAS

Representação gráfica das ligações funcionais, organizacionais e hierárquicas da SBCD.

RELAÇÃO DE DIRIGENTES

Dirigentes e integrantes dos conselhos da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco

CONSELHO ADMINISTRATIVO

Declaração dos membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.

ESTATUTO SOCIAL

Veja estatuto social da SBCD (alterado por assembleia realizada em 6 de setembro de 2022)

Pular para o conteúdo