O Hospital Municipal Dr. Luiz de Camargo da Fonseca e Silva, em Cubatão, promoveu na segunda-feira, 18 de novembro, a inauguração do novo setor de psiquiatria da Unidade. Com oito leitos exclusivos, a ala será composta por uma equipe multiprofissional, incorporando os profissionais em uma estrutura colaborativa e trabalhando em conjunto para fornecer os cuidados necessários aos pacientes atendidos.
De acordo com a secretária municipal de Saúde de Cubatão Andréa Pinheiro, a ala psiquiátrica instalada no HMC vem somar à assistência em saúde mental já implementada na cidade. “Essa inauguração marca um dia importante, em que completamos a estrutura de Saúde Mental no município, garantindo assim uma política pública de qualidade em um setor humanizado, tanto para o paciente quanto o familiar. Esta nova ala vai trabalhar diretamente e de forma complementar aos tratamentos e à rotina do CAPS”.
Segundo Vitor Martinez, coordenador médico do serviço de psiquiatria do Hospital Municipal de Cubatão, o objetivo é dar sequência e ampliar ainda mais o trabalho que já vem sendo realizado, de atendimento humanizado, em um ambiente especialmente adaptado para o público com esse perfil, prestando uma assistência mais abrangente e personalizada.
Dr. Vitor Martinez esclarece ainda que a internação de pacientes na ala psiquiátrica do HMC ocorre através de encaminhamento via CAPS. “O trabalho é realizado de forma integrada. Quando identificada a necessidade de internação para dar continuidade ao tratamento, o paciente é conduzido ao PS Central para avaliação e, de lá, é transferido para o hospital”, finaliza.
O HMC é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura Municipal de Cubatão.