SBCD

Gestantes e puérperas de Cubatão recebem consultoria e orientações  

21 nov 2024

O Serviço de Atendimento Integral à Saúde da Mulher e o Hospital Municipal de Cubatão, oferecem orientações especializadas, com foco no bem-estar. (Foto: Freepik)

Desde a gestação até os primeiros meses de vida do bebê, a vida da mulher é marcada por grandes transformações e descobertas. Para apoiar as mulheres de Cubatão durante essa fase, o Serviço de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (SAISM) e o Hospital Municipal de Cubatão (HMC), oferecem orientações especializadas, com foco no bem-estar, tanto da mãe quanto do bebê. 

Consultoria no SAISM 

Com uma abordagem humanizada e personalizada, as enfermeiras Gisele Felipe Melo e Eliana Souza têm auxiliado inúmeras gestantes e puérperas a superarem dificuldades que envolvem a amamentação, como fissuras nos mamilos, baixa produção de leite, dificuldades na pega do bebê e até questões emocionais, como a ansiedade e a insegurança, que são comuns nesse período. “Nosso principal objetivo é garantir que a amamentação aconteça de maneira saudável, tanto para a mãe quanto para o bebê. Cada caso é único, e a consultoria busca oferecer o suporte necessário para que as mães se sintam seguras e confiantes”, explica a enfermeira Gisele. 

A consultoria de amamentação no SAISM acontece nos mesmos dias de atendimento médico. Enquanto as pacientes aguardam pela consulta, são direcionadas para um ambiente acolhedor, onde recebem orientações personalizadas. 

Apoio multidisciplinar 

Além do SAISM, as gestantes e puérperas que estão no HMC também recebem orientação sobre amamentação, mas de uma maneira diferente. No Hospital, o atendimento ocorre em grupos, com a presença de uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeira, fonoaudióloga, psicóloga e nutricionista.  

Este formato tem como objetivo oferecer um acompanhamento mais completo, abordando não apenas as questões práticas da amamentação, mas também o apoio emocional e nutricional, fundamentais para o sucesso da amamentação e para o bem-estar da mãe e do bebê. “Com os grupos, conseguimos atender um número maior de mães ao mesmo tempo e, assim, oferecemos uma abordagem mais ampla e integrativa, com a participação de profissionais de diferentes áreas”, explica Beatriz Moreira, técnica de enfermagem no HMC. 

Para a profissional, essa interação permite que as mães se sintam mais seguras e bem orientadas, além de estreitar os vínculos com a equipe. “Abrimos os grupos para os acompanhantes também e tiramos todas as dúvidas. É um momento de muito aprendizado”, finaliza Beatriz.  

O SAISM está localizado na Avenida Pedro José Cardoso, 238, no bairro Vila Paulista. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Já o atendimento no HMC segue os protocolos da unidade hospitalar, que fica na Avenida Henry Borden, s/n – Vila Santa Rosa. 

Pular para o conteúdo