SBCD

AME CRI Norte participa da 1ª Parada da Longevidade

25 mar 2024

Evento ocorreu no domingo, 24 de março, na Avenida Paulista, em São Paulo

1ª Parada da Longevidade – Foto SBCD

Pensando, sentindo e agindo pelo envelhecimento saudável, esse foi o tema da 1ª Parada da Longevidade, evento inspirado pela Declaração da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e organizado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Estado de São Paulo (SBGG-SP). A iniciativa ocorreu no domingo, 24 de março, na avenida Paulista (SP).

A 1ª Parada da Longevidade contou com uma caminhada que teve início em frente ao prédio da FIESP e término em frente à Casa das Rosas. O evento foi dedicado a promover a conscientização sobre os desafios enfrentados pelos idosos e a importância de um envelhecimento saudável e ativo. “A Parada da Longevidade é uma oportunidade crucial para promover uma reflexão sobre como pensamos e sentimos o envelhecimento”, declarou Dr. Paulo Duarte, presidente da SBGG-SP. “Estamos comprometidos em criar uma sociedade onde os idosos se sintam valorizados e tenham acesso a recursos que lhes permitam envelhecer com saúde e dignidade”, complementou.

A iniciativa contou com apoio e participação do Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte/SP (AME-CRI Norte) e reuniu famílias, especialistas, profissionais de saúde e membros de toda a comunidade com o objetivo de inspirar ações políticas e concretas para criar ambientes mais inclusivos e amigáveis.

“É importante que todos demonstrem interesse por um envelhecimento de maneira positiva, reconhecendo o valor essencial e as contribuições dos idosos para a sociedade, destacando a necessidade de políticas inclusivas que promovam a participação social, a saúde mental e o bem-estar das pessoas idosas”, ressaltou a gerente assistencial do AME CRI Norte, Ana Paula Maeda.

A parada foi destaque na TV Globo – Clique na imagem para assistir a matéria.

Tanto a Declaração da OPAS quanto a realização da 1ª Parada da Longevidade destacam a necessidade de uma abordagem holística para o envelhecimento, que reconheça não apenas as necessidades físicas, mas também as emocionais, sociais e culturais dos idosos, já que, ao desafiar estereótipos negativos e promover uma cultura de respeito e inclusão, é possível construir um futuro em que todas as pessoas possam envelhecer.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Estado de São Paulo (SBGG-SP) é uma entidade de caráter científico e sem fins lucrativos. Ela congrega médicos e profissionais de nível superior devidamente inscritos em seus Conselhos Regionais, atuantes no estado de São Paulo, e que se interessam, trabalham ou se integram na pesquisa, no ensino e na assistência no campo da Geriatria e Gerontologia.

O AME-CRI Norte é um ambulatório de atenção secundária do Sistema Único de Saúde (SUS) especializado na atenção à saúde do idoso, ele presta assistência interdisciplinar ambulatorial à pessoa idosa por meio de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades do Centro de Convivência, potencializando o envelhecimento ativo. O Centro foi idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde e é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD).

A iniciativa ocorreu no domingo, 24 de março, na avenida Paulista (SP) – Foto SBCD
Pular para o conteúdo