SBCD

CER II Tucuruvi promove ações em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down

22 mar 2024

Centro Especializado em Reabilitação (CER II Tucuruvi) – Foto SBCD

Tendo como objetivo difundir e conscientizar sobre a importância da inclusão, o Centro Especializado em Reabilitação (CER II Tucuruvi) promoveu uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março. Circuito Motor Lúdico, com foco no equilíbrio, coordenação motora, cognição e noção espacial das crianças; amarelinha; boliche; esconde-esconde; jogo da memória e quebra cabeça estiveram entre as atividades promovidas. Além disso, ocorreu a inauguração da horta sensorial olfativa, na qual as crianças tiveram a oportunidade de plantar diversas sementes.

Houve também fisioterapia aquática, produzindo estímulos sensoriais; bem como uma roda de conversa com as famílias, tendo como tema “mitos e verdades”, com o objetivo de esclarecer dúvidas e desmistificar estereótipos em torno da questão. “A celebração desta data busca garantir que as pessoas com Síndrome de Down tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as outras”, defende com a gerente do CER II Tucuruvi, Patrícia Theodoroff.

Vale ressaltar que a Síndrome de Down não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa. “É essencial que bebês e crianças com Síndrome de Down sejam acompanhadas desde cedo com exames diversos para diagnosticar o quanto antes. Não há relação entre as características físicas e um maior ou menor comprometimento intelectual – o desenvolvimento dos indivíduos está intimamente relacionado aos estímulos e aos incentivos que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida”, reforça Patrícia.

De acordo com a gerente do CER II Tucuruvi, crianças com Síndrome de Down demandam um cuidado especial desde o início de suas vidas. “É crucial oferecer estímulos adequados desde o nascimento, visando auxiliar essas crianças e seus familiares a superar as barreiras impostas pela alteração genética. O objetivo primordial deve ser capacitá-las para a integração e participação na sociedade, desafiando assim as noções preconcebidas e discriminatórias que o capacitismo pode perpetuar”, conclui.

O CER II Tucuruvi é uma unidade pública de Saúde voltada ao atendimento especializado de pessoas com deficiência física e intelectual que necessitam de reabilitação – com o objetivo de desenvolver seu potencial biopsicossocial, administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), através de contrato de gestão junto à Prefeitura do Município de São Paulo.

Pular para o conteúdo