SBCD

Ação do APD Jaçanã promove atividades no Parque da Juventude

28 abr 2023

As atividades envolveram pacientes da unidade com deficiência intelectual

Pacientes do APD Jaçanã durante as atividades no Parque da Juventude, em São Paulo.

Sorrir, se exercitar e criar momentos de bem-estar emocional foram alguns dos resultados obtidos no dia 25 de abril pelo Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD) Jaçanã, na zona norte de São Paulo.

A equipe multidisciplinar do programa na zona norte, administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo, levou pacientes acompanhados pelo serviço para um passeio no Parque da Juventude, no bairro do Carandiru.

Além das atividades físicas como pular corda e bambolê, a ação contou com piquenique e caminhada, entre outras ações de socialização com o objetivo de aumentar a autonomia dos pacientes. Essas ações integram o trabalho da APD Jaçanã, voltada ao apoio de pessoas com deficiência intelectual e familiares e a inserção delas na sociedade.

O serviço é feito através de visitas domiciliares e acompanhamento e supervisão em atividades do dia a dia, seja em idas ao supermercado, passeios ou em outros ambientes de convivência. Os profissionais participam desses momentos e orientam esses pacientes para que possam realizar essas atividades de forma autônoma. Na ação participaram seis pacientes do APD Jaçanã, três acompanhantes da APD, uma fonoaudióloga e uma terapeuta ocupacional.

“Essas atividades ajudam na criação de vínculo e amizade, reconhecimento de território, espaços de lazer e convivência. Além disso são de grande importância para o estado físico e emocional de nossos acompanhados”, comenta Selma Raiça Arteze, coordenadora da Equipe APD Jaçanã.

As atividades do programa APD Jaçanã neste mês também fazem parte das ações em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril. A data busca conscientizar e dar visibilidade a todos que possuam o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que somam mais de 70 milhões de pessoas no mundo.

Pular para o conteúdo