SBCD

SBCD assume contrato de gestão da atenção primária no município de Cubatão

27 abr 2023

Uma nova conquista foi obtida pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) envolvendo os cuidados em saúde na atenção primária e especializada no município de Cubatão.

Desde o dia 1° de abril a SBCD assumiu o novo contrato firmado com a Prefeitura Municipal, dando continuidade na administração e execução do atendimento de Unidades de Saúde da Família (USFs), além de contemplar neste novo projeto os serviços especializados na área da saúde da mulher, psicossocial, pediatria e odontologia.

“Essa conquista representa os avanços realizados pela SBCD no cuidado assistencial e asseguram a consonância da organização junto com as diretrizes públicas voltadas ao atendimento à população. Assegurar o cuidado ao paciente, pleno atendimento e a excelência dos serviços será o nosso principal foco neste processo”, afirma Estela Barbosa Santana da Silva, Gerente da Atenção Primária da SBCD.

Outros atendimentos na área da saúde mental também estão contemplados no novo contrato. Agora os CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) II, AD, e Infantil ganham a administração da SBCD junto com os serviços do Programa Melhor em Casa e Transporte Sanitário.

Desde 2017 a SBCD já atuava na administração de unidades da atenção básica em Cubatão. O novo contrato abrange 30 unidades de saúde, contemplando 37 equipes do Programa Estratégia e de Saúde da Família, além das demais Equipes voltadas à Saúde Mental e Especialidades, totalizando a gestão de 434 colaboradores diretos, além de 110 indiretos. Cabe ressaltar que, entre esses números contemplam também os servidores cedidos pela administração municipal.

A gestão de saúde pela SBCD em Cubatão envolve os seguintes serviços:

  • Unidades de Saúde da Família (USFs);
  • Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF);
  • Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM);
  • Serviço de Especialidades Pediátricas (SEP);
  • Serviço Ambulatorial de Especialidades (SAE);
  • Serviço de Atenção Integral a Saúde do Idoso (SAISI);
  • Centro de Especialidades Odontológicas (CEO);
  • CAPS II, CAPS AD e CAPS Infantil;
  • Programa Melhor em Casa;
  • Transporte Sanitário.

O programa Melhor em Casa acompanha os pacientes que estão acamados e com condições de atendimento domiciliar. Já o Transporte Sanitário é responsável pelo encaminhamento de pacientes para realização de procedimentos de caráter eletivo, regulados e agendados sem urgência.

Para a gerente da Atenção Primária, a expertise na gestão em saúde atribuída aos mais de 80 anos de cuidados com a população, tornam a Caminho de Damasco especialista em pessoas. Isso significa que os “processos e modelo de cuidado reproduzem valores e a missão da SBCD em garantir o pleno atendimento e a satisfação da população dependente do SUS”, avalia.

SBCD e o Hospital Municipal de Cubatão

Além dos serviços de Atenção Primária, já desenvolvidos e agora ampliados, a SBCD também atua na gestão do Hospital Municipal de Cubatão (HMC) desde o dia 1° de março, que voltou a receber atendimento 100% SUS. O contrato com a Prefeitura do Município foi publicado no dia 10 de fevereiro e o processo de transição teve início no mesmo mês, no dia 13.

Foram 15 dias de preparação para que o início da gestão pela entidade começasse a meia-noite, no dia 1° de março, sem prejuízos à população. Ações de benfeitorias, como paisagismo do estacionamento, limpeza do piso e da recepção, troca de luminárias, entre outras, foram promovidas pela SBCD já no início da gestão.

A administração da Caminho de Damasco também se estende ao Centro de Alta Complexidade em Saúde, que prevê atendimento clínico e cirúrgico em oncologia nas especialidades cabeça e pescoço, nefrologia e de terapia renal substitutiva. Ambos os serviços estão localizados na Avenida Henry Borden, s/n, no bairro Vila Santa Rosa.

Pular para o conteúdo