SBCD

AME CRI da Zona Norte e IPACE levam idosos para dançar

27 mar 2023

A ação usa a interação social como forma de inclusão e entretenimento

Ação promovida pela Caminha de Damasco e IPACE usa a interação social como forma de inclusão e entretenimento para a terceira idade.
A ação contou com a participação dos idosos que utilizam os serviços do CRI Norte.

Uma ação conjunta entre o Ambulatório Médico de Especialidades – Centro de Referência do Idoso (AME CRI) da Zona Norte e o Instituto Pangea de Ação Cultural (IPACE) levou idosos para um baile no Clube Esperia no dia 21 de março.

O baile, realizado pela Secretaria de Esportes do município de São Paulo em parceria com a IPACE, oferece atividades como dança e atrações musicais ao público da terceira idade como forma de inclusão social e entretenimento.

Participaram da atividade 32 idosos que utilizam os serviços do CRI Norte e que foram acompanhados por profissionais da unidade durante todo o evento. O transporte de ida e volta foi fornecido pelo IPACE e além de promover novas experiências, a ação também está associada ao bem-estar e autoestima de homens e mulheres com idade igual ou acima dos 60 anos.

“Nossa experiência nessas ações e nesses encontros de influência cultural servem como suporte que promove mudanças positivas na rotina dos idosos. Foi notório ver alegria estampada em cada rosto e com o retorno que recebemos pós-evento, isso não tem preço”, comenta Andreia Tonini, assistente administrativa do CRI da Zona Norte.

Além do serviço assistencial disponibilizado no Centro de Referência do Idoso, a unidade oferece cursos e oficinas que promove um envelhecimento ativo. Esse trabalho faz parte das ações propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de estimular a independência e autonomia das pessoas idosas.

“Atividades como o baile, além dos serviços assistenciais, médicos e de inclusão social oferecidos no CRI buscam impulsionar a qualidade de vida dos idosos, estimulando experiências prazerosas, momentos de descontração e interação social que promove o bem-estar em todos os eixos: físico, mental, emocional, social e familiar”, conclui Tonini.

Sobre o AME CRI da Zona Norte

O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo (CRI Norte) foi inaugurado em 2005, sendo mantido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e, desde fevereiro de 2023, sob administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD).

É um ambulatório de atenção secundária do Sistema Único de Saúde (SUS) com foco na atenção à saúde ao idoso. O atendimento é referência para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região norte da cidade de São Paulo e está localizado na área do Conjunto Hospitalar do Mandaqui.

O serviço ambulatorial é integrado e composto por atendimento médico e equipe multiprofissional, exames (Serviço de Apoio Diagnóstico – SATD) e Centro de Convivência.

Pular para o conteúdo