SBCD

Saúde Bucal: UBS Jd. Fontalis realiza cirurgia em bebês para correção de “língua presa”

20 mar 2023

A correção nos primeiros meses de vida da criança permite melhora no processo de alimentação e no desenvolvimento da fala

No mês que é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, as equipes de Saúde Bucal e Fonoaudiologia das UBS’s Jardim Flor de Maior e Jardim Fontalis, na zona norte de São Paulo, desenvolveram um projeto para atender bebês de até um ano com anquiloglossia, popularmente conhecida como “língua presa”.

Os bebês diagnosticados com essa condição são encaminhados para o procedimento de frenotomia na própria UBS, sendo uma microcirurgia de correção do freio ou frênulo da língua da criança e que permite a movimentação da língua e, posteriormente, melhorar a amamentação e até o desenvolvimento da fala.

“Quando o procedimento é realizado ainda nos primeiros meses de vida da criança isso evita a necessidade de outra cirurgia mais extensa e de sutura”, explica Renan Montoni Costa, cirurgião-dentista e especialista em Saúde Coletiva.

O especialista foi o responsável pelo treinamento da equipe de Saúde Bucal na UBS Jardim Fontalis, que passa a promover esse tipo de atendimento após encaminhamento de pacientes pela área de fonoaudiologia. No dia 17 de março, os bebês Ana Clara Almeida e Nathan Ferreira, de um e nove meses, respectivamente, foram os primeiros pacientes que passaram pelo procedimento de correção na unidade.

A ação emocionou os profissionais e as famílias das crianças, que foram encaminhadas em seguida para amamentação. Para Sarah Victoria Almeida, mãe da pequena Ana Clara, a bebê conseguiu se alimentar melhor e pareceu menos cansada durante o aleitamento. “Ela está até mais calminha”, disse.

A partir do procedimento, um dos fatores importantes na correção da língua presa nos bebês é a melhora na parte da alimentação, pois a anquiloglossia pode causar perca de peso devido à dificuldade do bebê conseguir amamentar de forma adequada. Além disso, a condição prejudica o desenvolvimento da fala nesse período da vida da criança.

“O bebê nesses casos de língua presa fica mais cansado durante a amamentação, dispensando de forma mais rápida o peito da mãe por isso. Caso a mãe perceba essa dificuldade ou cansaço no bebê, indicamos que ela procure a equipe da UBS para avaliação”, comenta o cirurgião-dentista.

Pular para o conteúdo