SBCD

SBDC celebra a gestão do Hospital Municipal de Cubatão e dos serviços oncológicos na cidade

1 mar 2023

Fachada do primeiro dia de de gestão da SBCD.

A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBDC) é a nova gestora do Hospital Municipal de Cubatão desde o dia 1° de março. Com a gestão da entidade, o hospital que conta com 102 leitos, e que já atendeu convênios particulares, volta a ser 100% SUS.

Além do hospital, a gestão da SBDC se estende ao Centro de Alta Complexidade em Saúde, que prevê atendimento clínico e cirúrgico em oncologia nas especialidades cabeça e pescoço, nefrologia e de terapia renal substitutiva. Ambos os serviços estão localizados na Avenida Henry Borden, s/n, no bairro Vila Santa Rosa.

O contrato de gestão com a administração do município foi publicado no Diário Oficial no dia 10 de fevereiro e o processo de transição teve início no dia 13. “A transição foi feita exatamente para que a população não sinta essa modificação. A assistência permanece a mesma”, disse a secretária de Saúde de Cubatão, Andrea Pinheiro Lima.

Reunião de transição com equipes da Secretaria da Saúde e do HMC.

A SBCD destaca a dedicação e o esforço das equipes de infraestrutura, técnica médica, recursos humanos, departamento pessoal, entre outras áreas administrativas, de apoio e parceiros que atuaram na transição, promovendo diversas ações estratégicas, administrativas e assistenciais inclusive durante o período do Carnaval.

Foram 15 dias de preparação para que o início da gestão pela entidade começasse a meia-noite, no dia 1° de março, sem prejuízos à população. Ações de benfeitorias, como paisagismo do estacionamento, limpeza do piso e da recepção, troca de luminárias, entre outras, foram promovidas pela SBCD já no início da gestão.

Em relação ao Complexo Hospitalar Municipal de Cubatão Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva, a entidade cuidará da execução e operacionalização das ações do hospital, como a internação hospitalar, atenção ambulatorial, apoio diagnóstico e terapêutico e urgência/emergência em obstetrícia.

Com mais de 80 anos de fundação, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco é uma organização social sem fins lucrativos, especializada na gestão e soluções na área da saúde, voltada a assistência gratuita e de qualidade à população dependente do SUS.

Entrada após a execução do serviço de paisagismo no HMC.
Pular para o conteúdo