Entre os dias 27 de novembro e 1° de dezembro, a SBCD promoveu a SIPAT, destacando temas essenciais para a saúde e bem-estar dos colaboradores
As unidades de saúde gerenciadas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), no interior do Estado de São Paulo e na zona norte paulista, foram palco da Semana Interna da Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), evento organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em parceria com o Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).
Com o tema “Segurança, Qualidade de Vida e Saúde”, o evento ocorreu com a participação de colaboradores da SBCD com atuação nos municípios de Itu, Jacareí e em São Paulo, por meio da UPA 24h de Itu e Hospital Municipal de Itu (HMI), UPA 24h Dr. Thelmo de Almeida Cruz, e nas unidades de saúde da zona norte paulista, respectivamente.
Na capital paulista, a SIPAT foi realizada no auditório do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Centro de Referência do Idoso (CRI), situado no conjunto Hospital do Mandaqui. Na cerimônia de abertura, em São Paulo, o presidente da SBCD, Luis Antonio Picerni Herce, enfatizou a relevância da SIPAT para a preservação da segurança e saúde dos colaboradores, aproveitando também para celebrar o 84º aniversário da Caminho de Damasco no mês de novembro. Ele ressaltou o compromisso da empresa com a Segurança e Medicina no Trabalho, destacando o papel fundamental desempenhado pela CIPA.
Marcos Feitosa dos Santos, coordenador de Segurança do Trabalho da SBCD, compartilhou seu depoimento, destacando que a SIPAT abordou temas cruciais para os colaboradores. Entre eles a saúde mental no trabalho, o combate ao assédio sexual e outras formas de violência, além de campanhas de conscientização, como o Novembro Azul.
Ao longo da semana, palestras, atividades e outras iniciativas foram conduzidas, visando transformar o conhecimento adquirido durante o evento em ações práticas no cotidiano.
A SIPAT reiterou o comprometimento da SBCD com a segurança, qualidade de vida e saúde de seus colaboradores, em busca da consolidação na promoção de um ambiente laboral mais saudável e seguro.
Depoimentos destacam a importância da SIPAT
Ao reunir colaboradores e especialistas, a SIPAT proporcionou um espaço de aprendizado e reflexão, conforme destacam os participantes.
Para o psicólogo Vicente Lopes de Araujo Jr., um dos palestrantes do evento em São Paulo, a SIPAT é um “momento especial e importante, onde o colaborador possui mais um ponto de apoio”. Ele enfatiza que, na avaliação dele, “hoje temos diferentes departamentos que promovem acolhimento, campanhas e que a SIPAT, neste ano, trouxe temas de extrema necessidade para momentos e ambientes profissionais”.
João Carlos, gerente da UBS Vila Nova Galvão, na zona norte paulista, fez questão de agradecer pelos temas abordados. “Agradeço a todos os envolvidos na organização deste evento. Os temas, especialmente a saúde mental, são de grande importância e relevância na panorâmica atual, tanto social quanto na saúde ocupacional”, disse.
Os agradecimentos também fizeram parte do depoimento de Tatiana de Oliveira, enfermeira líder na UPA de Itu. Ela destacou a participação dos colaboradores na unidade para a conscientização sobre a importância da segurança e saúde de todos.
A assistente social Neidilene Lima dos Santos Leandro, da UBS Dona Mariquinha Sciascia, em São Paulo, preferiu destaca a palestra sobre saúde mental, realizada no AME CRI Norte no primeiro dia do evento. “Foi enriquecedor, de muita reflexão e aprendizado”, disse.
Em Itu, Giulia Andrade, enfermeira que integra a equipe de Educação Permanente do HMI, parabeniza a realização da SIPAT e agradece a participação dos colaboradores. “Aproveito para agradecer ainda a equipe que organizou o evento no HMI e também aos temas escolhidos que foram muito importantes para todos”, conclui.
Já para Weslei Alves, presidente da CIPA e auxiliar administrativo na UPA 24h de Jacareí, um dos responsáveis pela organização da SIPAT na unidade, o objetivo foi proporcionar uma experiência enriquecedora aos colaboradores. “Nesse processo, obtive diversos conhecimentos e também contribuímos para compartilhar o que sabíamos com nossos colegas. Ficamos orgulhosos ao ver os frutos colhidos e a participação entusiasmada dos colaboradores”, finaliza.
Segundo o coordenador Marcos Feitosa, a SIPAT foi excepcional ao fortalecer a segurança no trabalho. Ele reforça que o evento foi além, ampliando a gama de conhecimentos e trazendo conscientização, valores e ideias sobre o significado da segurança no ambiente do trabalho.
Em suas palavras, “a necessidade de sempre estarmos atentos à qualidade de vida, já que é importante manter a vida como um todo em segurança em diferentes aspectos não só físicos, mas também emocionais e psicológicos”.
Os depoimentos dos participantes evidenciam a relevância da SIPAT como um evento que vai além das questões profissionais, promovendo uma abordagem abrangente que impacta a vida dos colaboradores em diferentes sentidos e aspectos.