SBCD

SBCD promove atividade sobre Humanização e Acolhimento

30 jul 2025

Comunicação não violenta e autorresponsabilidade também foram pautas no evento que contou com aproximadamente 80 profissionais que atuam em Unidades de Saúde administradas pela SBCD na Zona Norte de São Paulo

Colaboradores da SBCD durante a atividade sobre humanização e acolhimento. Foto: SBCD

O auditório do Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo (AME CRI Norte) foi palco de uma atividade especial voltada aos colaboradores da SBCD que atuam nas Unidades de Saúde administradas pela entidade, na Zona Norte de São Paulo. Em pauta: humanização e acolhimento, comunicação não violenta e autorresponsabilidade. Ou seja, pautas sensíveis a todos os profissionais que atuam na área da Saúde Pública.

Assim, a Supervisora de Educação Permanente da SBCD, Ana Paula Rodrigues Sobrinho, conduziu a conversa. E englobou temas essenciais para o dia a dia no cuidado em saúde. Tais como: o poder da escuta, a empatia nas relações, a comunicação não violenta como ferramenta de transformação e a humanização como prática cotidiana.

“Momentos como esse são sempre muito importantes. Pois, um acolhimento caloroso e uma troca de conhecimentos que proporcionam aos participantes aprendizado, conexão e integração. Levando consigo novas experiências para compartilharem com os demais colegas nos serviços em que atuam”, declara a palestrante, Ana Paula Rodrigues Sobrinho.

A importância da autorresponsabilidade, especialmente na notificação de eventos adversos, como parte do compromisso individual com a qualidade e segurança no atendimento, também foi tema durante o encontro. “Nosso propósito é o de fortalecer práticas éticas, empáticas e centradas no cuidado. Acolher, comunicar com respeito e humanizar não é apenas um diferencial. Ou seja, trata-se de uma escolha diária que transforma realidades,” complementa a Supervisora de Educação Permanente da SBCD.

Ir para o conteúdo