Durante o maior festival de sustentabilidade do Brasil, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco participou da cerimônia de abertura no MASP e promoveu atividades em UBSs da capital, abordando mudanças climáticas e uso consciente de recursos naturais
A Virada Sustentável, maior festival de sustentabilidade do Brasil, chegou à sua 14ª edição na cidade de São Paulo, reunindo milhares de pessoas em prol de um futuro mais consciente. Com mais de 800 atividades gratuitas, realizadas entre os dias 28 de novembro e 1° de dezembro, o evento trouxe uma programação diversificada com palestras, oficinas, apresentações artísticas e rodas de conversa, sempre embasadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) esteve presente na cerimônia de abertura, realizada no dia 25 de novembro no Auditório do MASP, na Avenida Paulista. Representando a instituição, participaram Aderson Buzatto Rodrigues (setor de Patrimônio), Andreia Martins (Engenheira Ambiental), Juliana Muniz (gerente de Contratos), Vânia Lombardi (gerente Financeiro) e Ana Lucia Barbosa (superintendente de Planejamento e Gestão).
Ações nas unidades administradas pela SBCD
A SBCD foi além da cerimônia de abertura e integrou a programação da Virada Sustentável cedendo espaços de Unidades Básicas de Saúde (UBS) na zona norte da capital paulista, administradas em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Entre as UBS participantes estavam as unidades Jardim Apuanã, Jardim Fontalis, Vila Nivi e Vila Albertina, que ofereceram palestras, rodas de conversa e outras atividades interativas.
As ações tinham como foco temas como mudanças climáticas, uso consciente de recursos naturais e sensibilização para práticas mais sustentáveis no cotidiano da população.
Transformação cultural e engajamento
Para Andreia Martins, Engenheira Ambiental da SBCD, a participação na Virada Sustentável foi um marco de contribuição para a transformação de São Paulo. “Algumas de nossas unidades municipais selecionadas fizeram parte desse momento de contribuição para a transformação de uma São Paulo mais sustentável e alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustentável por meio de palestras e grupos de discussão”, explica.
Ela destacou ainda que a concepção temática da Virada Sustentável reflete os ODS da ONU, promovendo um momento de mudança cultural. Os 17 ODS, estabelecidos em 2015 como parte da Agenda 2030, são um conjunto de metas globais para promover a sustentabilidade em suas dimensões social, ambiental e econômica. Saiba mais clicando aqui: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.
“Esse é um momento de transformação cultural, e toda transformação leva tempo, mas hoje as pessoas conseguem ver melhor os resultados das mudanças climáticas, tema que abordamos em nossas unidades”, conclui.
A atuação da SBCD reforça seu compromisso em articular saúde, meio ambiente e sustentabilidade, contribuindo para que ações concretas impactem positivamente a sociedade e o futuro do planeta.