SBCD

SBCD é a gestora da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Picos, no Piauí

19 abr 2024

A partir de hoje, 19 de abril, o município de Picos, localizado na região Sul do Estado do Piauí, passa a contar com uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O equipamento de saúde funcionará 24 horas por dia e será referência no atendimento de urgência e emergência na região. A responsabilidade da gestão fica por conta da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), a entidade venceu o chamamento público aberto pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), tendo apresentado a melhor proposta e comprovado todos os requisitos exigidos.

De acordo com o contrato firmado junto à Sesapi, a SBCD fica responsável pelo gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde oferecidos na Unidade. No Piauí, a SBCD é a responsável também pela gestão da Unidade Integrada do Mocambinho, em Teresina, capital do Estado.

Equipe da UPA 24h de Picos com o presidente da SBCD. Foto SBCD

A UPA de Picos contará com atendimentos 24 horas de urgência e emergência adulto e oferecerá estrutura com raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames, atendimentos de clínica médica, leitos de observação, entre outros serviços. “Nossa equipe já está trabalhando no local desde a montagem final da unidade, orientando e supervisionando a instalação dos equipamentos disponibilizados pela Sesapi e ajustando todos os detalhes necessários para que, a partir de hoje, a UPA esteja em pleno funcionamento e apta a receber os moradores de toda a região”, declara o superintendente de Média e Alta Complexidade da SBCD, Dr. Mario Sapede.

A inauguração da UPA 24h de Picos faz parte do Plano de Expansão de Média e Alta Complexidade, que visa melhorar o acesso direto da população aos serviços de saúde. “Nosso foco é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192”, conclui Dr. Mario Sapede.

De acordo com o mais recente censo promovido pelo IBGE (2022), Picos é a terceira maior cidade do Estado do Piauí, com uma população superior a 83 mil pessoas. Dessas, aproximadamente 80% utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Pular para o conteúdo