SBCD

Janeiro Roxo: APS de Garça Intensifica Ações de Combate à Hanseníase

21 jan 2025

Profissionais da APS de Garça dão orientações sobre a hanseníase aos pacientes na recepção das unidades. Foto SBCD.

Durante este mês, as unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) de Garça, no interior de São Paulo, realizam a campanha Janeiro Roxo, uma ação voltada para o combate e prevenção da hanseníase — uma doença infecciosa, contagiosa e crônica que afeta a pele e os nervos.

As unidades, gerenciadas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura de Garça, promovem diversas ações, como palestras informativas, orientações diretas à população, abordagens na recepção das unidades de saúde e visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Uma das principais ações da campanha é a aplicação do Questionário de Suspeição de Hanseníase (QSH), utilizado para identificar possíveis sinais da doença. Durante as visitas domiciliares, os ACS aplicam o questionário, buscando identificar pessoas com sintomas sugestivos de hanseníase. Caso alguma resposta sugira a presença da doença, a pessoa é encaminhada para agendamento de consulta médica para avaliação e possível diagnóstico.

A população está sendo incentivada a participar ativamente das ações, pois a detecção precoce da doença é fundamental para evitar complicações e promover um tratamento eficaz. A equipe da APS segue trabalhando para garantir que todos tenham acesso à informação e orientação necessárias para combater a hanseníase de forma eficaz.

A campanha Janeiro Roxo segue até o fim do mês, com ações contínuas de conscientização e prevenção.

Pular para o conteúdo