SBCD

Hospital Municipal de Cubatão sedia curso de auditores para fortalecer a qualidade da saúde pública

18 nov 2024

Iniciativa visa padronizar processos e elevar a segurança e a excelência nos serviços de saúde em diversas unidades

Evento foi realizado no Hospital Municipal de Cubatão (HMC) nos dias 12,13 e 14 de novembro. Foto SBCD

O Hospital Municipal de Cubatão (HMC), administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura de Cubatão, promoveu, nos dias 12, 13 e 14 de novembro, um curso de formação de auditores voltado ao fortalecimento da qualidade nos serviços de saúde do município.

O objetivo é implementar conceitos, políticas e processos que garantam mais segurança no atendimento e melhorem a assistência prestada à população cubatense em toda a Rede de Atenção à Saúde, abrangendo desde a Atenção Primária e Especializada até a Rede de Atenção Psicossocial e Hospitalar.

A expectativa é que a adoção desses padrões torne as práticas de cuidado mais consistentes e eficazes, impactando positivamente o bem-estar dos pacientes. Essa ação reflete o compromisso da SBCD em elevar a qualidade dos serviços prestados, alinhando-os aos mais rigorosos critérios de auditoria e segurança assistencial.

A experiência bem-sucedida em São Paulo, onde 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) administradas pela SBCD na zona norte paulista, por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo, já receberam acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) desde 2023, e serve como referência para o projeto.

A ação promovida pela SBCD visa padronizar processos e elevar a segurança e a excelência nos serviços de saúde. Foto SBCD.

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente, através da acreditação, sendo reconhecida em todo o país pelos seus processos de acreditação.

A formação de auditores agora será expandida para unidades localizadas em cidades como do interior de São Paulo, como Andradina, Garça, Jacareí, Itu, Iturama, Promissão, além de municípios no Piauí, no Nordeste do país, como Teresina, São João do Piauí e Picos.

Com essa iniciativa, a SBCD busca construir um sistema de saúde público mais robusto e padronizado, que una eficiência, integridade e respeito ao cidadão. O resultado esperado é uma rede que inspire confiança e garanta excelência no cuidado em todas as frentes de atuação.

Pular para o conteúdo