SBCD

Cubatão recebe primeiro encontro do projeto SBCD Multiplica

10 out 2025

Iniciativa para formação de multiplicadores de Educação em Saúde é promovida pela Superintendência de Tecnologia em Saúde da SBCD

A Superintendência de Tecnologia em Saúde da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco promoveu o primeiro encontro do projeto “SBCD Multiplica” em Cubatão. Realizado no dia 07 de outubro, o evento reuniu profissionais formadores comprometidos com a difusão do conhecimento em saúde, num espaço dedicado ao fortalecimento das práticas educativas e à consolidação de estratégias de promoção da saúde nas unidades geridas pela SBCD no município.

Na oportunidade, uma programação ampla e diversificada foi oferecida aos participantes. Assim, houve a realização de palestras e apresentações que abordaram temas como: saúde mental, planejamento familiar, cuidado integral ao longo da vida, prevenção, mortalidade infantil, saúde das mulheres e envelhecimento com qualidade e autonomia. A proposta procurou sensibilizar os participantes sobre a importância da prevenção e do cuidado. Reforçando que o processo formativo vai além da transmissão de conteúdos técnicos. Envolvendo também acolhimento, mobilização afetiva e compromisso social com a vida. Dessa forma o evento ainda promoveu oficinas práticas e atividades dinâmicas. Aabordando questões como: escuta ativa, grupos de apoio, experiências exitosas, planejamento de ações educativas, técnicas e metodologias para replicar conhecimento.

sbcd multiplica

De acordo com os organizadores, o projeto SBCD Multiplica tem o papel de estimular a ampliação de boas práticas e metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Garantindo que o conhecimento chegue de forma capilarizada a gestores, trabalhadores da saúde e à comunidade em geral. “Esse evento tem extrema relevância para os nossos profissionais da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Hospitalar aqui em Cubatão. Ou seja, é muito importante que os colaboradores participantes desse projeto tenham a noção exata de o quanto eles são necessários na multiplicação da educação em saúde nas unidades. Fazendo com que a educação em saúde traga mais qualidade na assistência para os usuários”, declarou a Coordenadora Assistencial da SBCD em Cubatão, Thamires Jacobina.

Para Éricles Santos, chefe de divisão da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão, “a construção dos multiplicadores é fundamental porque são esses profissionais que levarão conhecimento aos demais colegas de trabalho, além de trazerem informações, pesquisas científicas, entre outras questões, tornando-se os condutores de conhecimento, fortalecendo vínculos, ampliando resultados e melhorando a qualidade do serviço prestado”, acredita. Segundo o superintendente de Tecnologia em Saúde da SBCD, Dr. Hugo Macedo, o encontro reafirma a relevância da educação em saúde como instrumento de transformação social, mostrando que investir na formação de multiplicadores é investir em um sistema de saúde mais participativo, resolutivo e alinhado às necessidades da população. “Encontros como este favorecem a troca de experiências, a construção coletiva de conhecimento e o fortalecimento das políticas de educação permanente. Essa ação reafirma o compromisso da SBCD com uma educação em saúde colaborativa, inclusiva e transformadora”, finaliza.


Ir para o conteúdo