Cerimônia oficializou os novos membros da Comissão de Ética Médica da unidade, reforçando o compromisso com a prática médica ética, segura e responsável em Teresina

Na manhã da quarta-feira, 4 de fevereiro, ocorreu a posse da Comissão de Ética Medica Na Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho, localizada em Teresina (PI). Na oportunidade, o presidente em exercício do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), Dr. Raimundo Sá, e a coordenadora da Comissão Permanente das Comissões de Ética Médica do CRM-PI, Dra. Jozêlda Lemos Duarte, fizeram a entrega dos certificados de posse. A cerimônia contou também com a presença do assessor jurídico do CRM-PI, Dr. Ricardo Abdala. Os membros efetivos da comissão são: Dr. Mateus Mendes Silva, Dra. Ariella Aguiar Nogueira e Dr. Tallys Carvalho Mauriz; tendo como membros suplentes: Dr. Diego Alves Ramos, Dra. Edya Pazzyane Alves e Dra. Iara Maria de Moraes.
A Comissão de Ética Médica é um órgão de apoio ao Conselho Regional de Medicina que atua dentro de instituições de saúde, com funções investigatórias, educativas e fiscalizadoras, monitorando a atividade médica na instituição, promovendo palestras e debates sobre ética médica para o corpo clínico, orientando médicos e pacientes sobre questões éticas e instaurando procedimentos preliminares (sindicâncias) mediante denúncias formais ou de ofício.
“A reunião com o Conselho Regional de Medicina, marcada pela posse dos membros da Comissão de Ética Médica do Hospital, foi um momento de grande relevância e responsabilidade para todos os envolvidos. O encontro reforçou o compromisso institucional com a prática médica ética, segura e alinhada às normas que regem a profissão. Fazer parte desse seleto grupo é motivo de muito orgulho e evidencia o empenho coletivo em promover um ambiente cada vez mais transparente, humano e responsável. A atuação da Comissão de Ética Médica será fundamental para apoiar os profissionais, prevenir conflitos e assegurar que os princípios da medicina sejam continuamente valorizados em nossa instituição”, declarou a médica clínica Edya Pazzyanne Alves.
Administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), a Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho presta atendimento em doze especialidades médicas, sendo elas: clínica médica, neurologia, ortopedia, cardiologia, cirurgia geral, psiquiatria, psicologia, ginecologia, gastroenterologia, fonoaudiologia, nutrição e odontologia. A unidade realiza, também, exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, ultrassonografia, radiologia e coleta de exames laboratoriais.