SBCD

Capacitação em Suporte Básico de Vida fortalece atendimento emergencial no AME de Promissão

19 nov 2024

Profissionais de saúde da região participam de treinamento com foco em ressuscitação cardiopulmonar e uso do DEA

O treinamento foi realizado no AME de Promissão, interior paulista. Foto SBCD.

No dia 13 de novembro, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Promissão promoveu um treinamento prático de Suporte Básico de Vida e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Realizado na sala de treinamentos da unidade, o evento foi liderado pela equipe de matriciamento e contou com a participação de enfermeiros, médicos, assistente social, reguladores, além de profissionais de saúde e representantes dos municípios atendidos pelo AME: Avanhandava, Getulina, Pongaí, Promissão e Uru.

A capacitação foi conduzida pelo médico cardiologista Dr. Gustavo de Castilho Laguna, que trouxe uma abordagem teórica e prática para situações de emergência, como paradas cardíacas e outros eventos críticos. Durante a capacitação, os participantes foram orientados sobre o reconhecimento de emergências, as técnicas de RCP, o uso adequado do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e a importância da atualização constante em diretrizes de suporte de vida.

O treinamento ampliou o reconhecimento de emergências, execução de manobras de RCP, uso adequado do DEA. Foto SBCD.

“Saber realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) pode ser a diferença entre a vida e a morte. Os objetivos discutidos e praticados na capacitação foram o reconhecimento de emergências, execução de manobras de RCP, uso adequado do DEA, bem como na promoção da confiança e da atualização contínua sobre técnicas e diretrizes mais recentes no suporte de vida”, explicou o Dr. Laguna.

Essa ação reflete o compromisso do AME de Promissão, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria Estadual de Saúde, em oferecer capacitações recorrentes. Essas iniciativas visam não apenas aprimorar as habilidades das equipes, mas também garantir um atendimento ágil e de qualidade em situações de emergência.

Pular para o conteúdo