SBCD

AMA Jardim Joamar é pioneira na Zona Norte com implantação do Fast Track

15 ago 2025

Metodologia agiliza atendimentos, melhora organização e amplia satisfação dos pacientes na unidade que fica na zona norte de São Paulo

A AMA Jardim Joamar, administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde, se tornou a primeira Assistência Médica Ambulatorial (AMA) da Zona Norte da capital paulista a implantar o sistema Fast Track. A iniciativa, fruto de um trabalho conjunto entre a SBCD, a Superintendência de Urgência e Emergência e o poder público municipal, trouxe resultados expressivos no último trimestre. E dessa forma, transformou a experiência de atendimento para milhares de usuários.

Atendimento rápido e organizado na ama jardim joamar

De forma simples, o Fast Track funciona como um atendimento expresso para casos de baixa complexidade, identificados na triagem com as classificações verde ou azul. E esses pacientes seguem para uma linha exclusiva de atendimento, permitindo a resolução rápida de situações simples. Enquanto isso, casos de maior gravidade recebem prioridade total na clínica médica.

RESULTADOS QUE IMPRESSIONAM

Desde a implantação, os tempos de espera despencaram. Portanto, em maio, o tempo médio na clínica médica era de 77 minutos, contra 24 no Fast Track. Em julho, a clínica médica atingiu 36 minutos e o Fast Track chegou a apenas 18 minutos. Esses resultados mostram não só agilidade, mas também melhor aproveitamento da equipe e redução da superlotação na sala de espera.

Para Camila Cardoso Barral, gerente da AMA Jardim Joamar, o êxito é coletivo. “Nossa prioridade é acolher e atender com qualidade e agilidade. Garantindo que cada usuário receba o cuidado necessário, sem demora. Assim, esses resultados são fruto da dedicação de toda a equipe, que abraçou a metodologia. E trabalhou com comprometimento para alcançar esse objetivo”, diz.

Já a Dra. Tassiana Diaz, superintendente de Urgência e Emergência da SBCD, reforça o papel da estratégia na assistência no SUS. “O Fast Track representa uma mudança de paradigma no atendimento. É uma estratégia que valoriza o tempo do paciente e o uso inteligente dos recursos. Oferecendo cuidado qualificado e humanizado”.

E ela acrescenta: “Essa iniciativa é fruto de um trabalho integrado entre a SBCD, a unidade de saúde, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde. Sendo assim, mantemos como princípio a melhoria contínua do atendimento. E seguimos comprometidos em apoiar a rede pública, garantindo segurança e qualidade em cada cuidado prestado”, conclui.

FAST TRACK EM OUTRAS UNIDADES

Além da AMA Jardim Joamar, o Fast Track também é realizado em outras unidades geridas pela SBCD, como a UPA Jaçanã, em São Paulo, na UPA 24h de Itu, no interior paulista, e na UPA 24h de Picos, no Piauí, onde os resultados também têm sido positivos.

Ir para o conteúdo