SBCD

Comissão de ética de enfermagem toma posse no HMC

25 jul 2025

Oficialização ocorreu na quinta-feira, 24 de julho. Mandato tem duração de três anos

Nova comissão de ética de enfermagem durante a posse no HMC. Foto: SBCD

A cerimônia de posse da Comissão de Ética de Enfermagem, no Hospital Municipal de Cubatão, ocorreu na quarta-feira, 24 de julho. Na oportunidade, 22 profissionais tomaram posse em seus cargos, sendo 11 titulares e 11 suplentes, para uma gestão com duração de três anos.

Assim, os integrantes da Comissão têm a responsabilidade de orientar toda a equipe de enfermagem quanto à ética necessária em relação aos procedimentos adotados, aplicar condutas educativas e preventivas, bem como sinalizar possíveis infrações. Dessa forma, tais condutas têm por objetivo promover um ambiente de trabalho íntegro e seguro. Tanto para os profissionais que atuantes, quanto para os pacientes atendidos pela Unidade de Saúde. O HMC conta com a administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Cubatão.

“A Comissão de Ética de Enfermagem tem uma responsabilidade muito grande. Cabe a ela orientar os profissionais quanto a normas e princípios. Todos na instituição devem reconhecê-la, para que possam sinalizá-la em caso de alguma irregularidade ética. Ela se forma através de uma eleição. E nenhum de seus integrantes pode ter envolvimento em sindicâncias ou investigados em procedimentos administrativos,” explica a enfermeira Ivete Lozada Alves Trote, que esteve presente à cerimônia de posse. Na ocasião, ela representou o Conselho Regional de Enfermagem (COREN-SP).

O PAPEL DA COMISSÃO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM

Portanto, os integrantes da comissão posuem algumas atribuições. Tais como, promover reuniões e atividades para conscientização sobre questões éticas e disciplinares, verificar denúncias de infrações e atuar na resolução de conflitos éticos que possam surgir no ambiente de trabalho. “A instauração da Comissão de Ética de Enfermagem no Hospital Municipal de Cubatão é um marco em relação aos processos internos. Assim, ela vai atuar junto à equipe, oferendo suporte e capacitando os profissionais, sempre de forma educativa e não punitiva”, detalha a Chefe de Enfermagem do HMC, Eliana Negocio.

Ir para o conteúdo