
A UBS Jardim Fontalis promoveu entre os dias 3 e 6 de junho uma série de ações educativas em alusão à Semana do Meio Ambiente. Assim, com foco na conscientização ambiental, sustentabilidade e promoção da saúde coletiva, a atividades abrangeram diversos temas. Tais como: o uso consciente de descartáveis, impactos das mudanças climáticas, tempo de decomposição de resíduos e alternativas sustentáveis, como a produção de ecobags artesanais. A unidade conta com a gestão da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal da Saúde.
Programação na ubs jardim fontalis
- (03/06) Redução do uso de copos descartáveis – Em sala de espera, usuários receberam orientações sobre como os descartáveis causam impactos ambientais positivos. E assim, incentivaram também o uso de garrafas reutilizáveis.
- (04/06) Impacto dos resíduos no cotidiano urbano – As apresentações na UBS abordaram os efeitos da decomposição de materiais não biodegradáveis e sua relação com a contaminação do solo e das águas subterrâneas.
- (05/06) Mudanças climáticas e novos hábitos – Duas palestras na unidade com foco na transformação de hábitos frente à crise climática, utilizando materiais lúdicos para ilustrar o tempo de decomposição dos resíduos.
- (06/06) Oficina de ecobags e educação ambiental: Em parceria com o grupo de artesanato da comunidade, foi realizada uma oficina de produção de sacolas ecológicas após uma palestra sobre o consumo consciente de plásticos. A atividade aconteceu na Igreja Natividade do Senhor.
Portanto, todas as ações alinham-se aos eixos do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS). E dessa forma, contribuíram para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como por exemplo, os ODS de Saúde e Bem-Estar, Cidades sustentáveis e Consumo e produção responsáveis.
“Através de atividades simples, mas significativas, conseguimos mobilizar a população para repensar seus hábitos. E assim contribuir com atitudes mais sustentáveis no cotidiano. E esse é o papel da UBS: cuidar da saúde das pessoas e também do ambiente em que vivem”, destacou Ariane Rodrigues, Agente de Promoção Ambiental (APA) da unidade.