SBCD

Capacitação em qualidade fortalece atendimento odontológico

2 jun 2025

SBCD promove capacitação em qualidade voltada a odontologia de unidades da zona norte de São Paulo

Nos dias 27 e 30 de maio, 17 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Zona Norte de São Paulo participaram de uma capacitação promovida pelo setor da Qualidade e Saúde Bucal da organização. As unidades possuem administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde,

A capacitação voltou-se ao serviço odontológico prestado nas unidades. E foi essencial para aprimorar a assistência que a unidade oferece à população. Tudo isso faz parte de um esforço contínuo para garantir que os profissionais de saúde das unidades ofereçam serviços de excelência. Refletindo o compromisso da SBCD com a melhoria constante e a humanização no atendimento.

Qualidade como pilar fundamental no atendimento odontológico

O bom atendimento no serviço odontológico não é apenas uma questão de técnica e competência profissional, ela envolve uma visão ampla e integrada do serviço prestado. Assim, a coordenação da saúde bucal da Zona Norte, sob a liderança de Ana Carolina do Valle de Moura Leite, tem se dedicado a garantir que todos os processos dentro das UBSs administradas pela Caminho de Damasco. Ou seja, para que todas atendam a padrões elevados de segurança, eficiência e humanização. Portanto, essa ação focou na aplicação de práticas que visam a melhoria contínua. Oferecendo aos profissionais ferramentas essenciais para aprimorar a gestão dos serviços e assegurar que cada paciente seja tratado com o cuidado e respeito.

Dessa forma, durante o treinamento ministrado pela coordenadora da qualidade, Fabiana Costa, os participantes foram integrados em dinâmicas interativas. E essas dinâmicas não apenas revisaram os processos já existentes, mas também permitiram que os profissionais identificassem possíveis lacunas e áreas de melhoria. A partir disso, o mapeamento de processos e a revisão de contratos de interação entre os serviços ajudaram a consolidar uma estrutura mais eficiente. Ou seja, com maior integração entre as equipes. Além disso, a gestão de riscos foi outro ponto fundamental. Pois é essencial que os profissionais de saúde compreendam os desafios do ambiente clínico e estejam prontos para prevenir, identificar e solucionar problemas que possam surgir durante o atendimento.

Além da qualidade assistencial, compromisso com a humanização no atendimento

A participação dos profissionais de odontologia foi bastante positiva, com 95% de satisfação registrada entre os participantes. Segundo representante da odontologia da UBS Vila Nova Galvão, os presentes apreciaram e consideraram o treinamento como altamente “esclarecedor”.

Esse retorno demonstra que a capacitação não só atendeu às expectativas, mas também ajudou a consolidar o papel da Qualidade como um fator essencial para a melhoria do serviço. Ana Carolina, coordenadora de saúde bucal pela SBCD na zona norte, ressaltou o impacto positivo da colaboração contínua entre a equipe de saúde bucal e o setor de Qualidade da SBCD.

“A união de esforços entre as equipes tem gerado resultados significativos na qualificação do serviço prestado à população. Com as ferramentas e recursos necessários, os profissionais podem exercer suas atividades com mais segurança e eficiência, sem perder o olhar humanizado e acolhedor”, destacou.

capacitação em qualidade contínua e melhores práticas

A capacitação faz parte de uma série de ações contínuas de qualificação dos serviços de saúde na Zona Norte paulista, que visam não apenas melhorar os resultados clínicos, mas também garantir que todos os processos estejam alinhados com as melhores práticas de gestão e segurança. O setor da Qualidade da SBCD tem demonstrado, por meio dessas iniciativas, seu compromisso com a implementação dos padrões da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que certifica a excelência em gestão da qualidade e segurança assistencial.

As UBSs administradas pela SBCD em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde, ao seguirem essas diretrizes, reforçam sua missão de proporcionar atendimento eficiente, seguro e humanizado. E focado na saúde e bem-estar dos usuários do SUS. Assim, cada capacitação não se trata apenas de uma oportunidade de atualização para os profissionais. Mas também de reafirmação do compromisso da organização com a excelência no atendimento à comunidade.

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