
Idosos integrantes do Walking Football Brasil — modalidade de futebol praticada caminhando — do Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo (AME CRI Norte) assistiram a um concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP) na última sexta-feira (21).
Ao todo, 25 idosos participaram da apresentação da série “Memórias Sonoras”, da OSUSP, voltada ao público 60+. Assim, o projeto busca aproximar os espectadores da música sinfônica para além do concerto. Ou seja, buscando uma conexão para que eles se envolvam com repertórios variados e interajam com os músicos em bate-papos.
Foi o caso de Jari, de 79 anos, que teve essa experiência inédita. “Eu nunca tinha assistido, e foi maravilhoso. E eu cheguei aqui no CRI maravilhada com tudo o que aconteceu hoje”, declarou a idosa, frequentadora do AME CRI Norte, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Saúde.


além do benefício físico e da atividade física
Daniel Magnanelli, diretor socioesportivo da Walking Football Brasil, destacou o impacto positivo da vivência. “Alguns alunos sentiram arrepios, outros se emocionaram ao lembrar de filmes e momentos especiais. E essa experiência vai além da música, fortalecendo o senso de pertencimento e promovendo a socialização entre idosos de diferentes polos.”
Também participaram alunos da Colmeia, da Liga Solidária, do CCI de Itapevi e do CCI de Gopoúva, em Guarulhos. Dessa forma, o evento promoveu a integração para além do esporte, ampliando as possibilidades de convivência e aprendizado.
“Quando existem essas oportunidades de irmos além do esporte, além do benefício físico e da atividade física, o CRI Norte está sempre junto conosco, apoiando, incentivando e mobilizando os alunos a participarem dessas ações. E que venham novas experiências para a gente neste ano”, finalizou o diretor.
Para quem deseja assistir ao espetáculo, a entrada é gratuita! Os ingressos podem ser garantidos pelo site da OSUSP: https://osusp.prceu.usp.br/.