SBCD

Comunicação efetiva, não violenta e humanizada é tema de palestra voltada aos colaboradores da UPA 24h de Itu

27 jan 2025

Comissão de Humanização da SBCD promove palestra para colaboradores da UPA 24h de Itu. Foto SBCD.

Colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Itu participaram de uma palestra que teve como tema: “comunicação efetiva, não violenta e humanizada”. A iniciativa, que tem por objetivo disseminar a importância de um atendimento mais empático, foi promovida pela Comissão de Humanização da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), administradora da UPA por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura da Estância Turística de Itu.

Na oportunidade, foram apresentadas estratégias para a criação de uma fórmula de relacionamentos interpessoais de qualidade, através da comunicação, compreendendo habilidades de falar e ouvir e enxergando o paciente como um indivíduo que necessita de acolhimento.

“Dentre os benefícios obtidos através de uma comunicação efetiva, não violenta e humanizada estão: a construção de ambientes mais acolhedores, a mediação e resolução pacífica de conflitos, estar aberto ao diálogo, além de promover e manter relacionamentos saudáveis, fortalecendo uma cultura baseada na parceria e no trabalho em equipe”, relata o palestrante, Dr. Newton Tomio Miyashita, Coordenador Corporativo de Humanização da SBCD.

Segundo Miyashita, o trabalho de humanização é essencial para complementar a qualidade da assistência prestada. “Humanizar é ir além de nossas obrigações, é fazer pelo nosso paciente mais do que ele veio buscar. O que estamos procurando implementar, tanto aqui na UPA, quanto no Hospital Municipal de Itu, é a transformação da comunicação em instrumento de constante melhoria da assistência, tantos aos clientes internos quanto externos”, finaliza o palestrante.

Pular para o conteúdo