Colaboradores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Itu participaram de uma palestra que teve como tema: “comunicação efetiva, não violenta e humanizada”. A iniciativa, que tem por objetivo disseminar a importância de um atendimento mais empático, foi promovida pela Comissão de Humanização da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), administradora da UPA por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura da Estância Turística de Itu.
Na oportunidade, foram apresentadas estratégias para a criação de uma fórmula de relacionamentos interpessoais de qualidade, através da comunicação, compreendendo habilidades de falar e ouvir e enxergando o paciente como um indivíduo que necessita de acolhimento.
“Dentre os benefícios obtidos através de uma comunicação efetiva, não violenta e humanizada estão: a construção de ambientes mais acolhedores, a mediação e resolução pacífica de conflitos, estar aberto ao diálogo, além de promover e manter relacionamentos saudáveis, fortalecendo uma cultura baseada na parceria e no trabalho em equipe”, relata o palestrante, Dr. Newton Tomio Miyashita, Coordenador Corporativo de Humanização da SBCD.
Segundo Miyashita, o trabalho de humanização é essencial para complementar a qualidade da assistência prestada. “Humanizar é ir além de nossas obrigações, é fazer pelo nosso paciente mais do que ele veio buscar. O que estamos procurando implementar, tanto aqui na UPA, quanto no Hospital Municipal de Itu, é a transformação da comunicação em instrumento de constante melhoria da assistência, tantos aos clientes internos quanto externos”, finaliza o palestrante.