No dia 12 de setembro, na região da Baixada Santista, um marco importante na área da saúde foi celebrado no Hospital Municipal de Cubatão (HMC).
A instituição, administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de um contrato de gestão com a Prefeitura de Cubatão, oficializou o início do Movimento de Comunicação Efetiva Não Violenta e Humanizada dentro do programa de Humanização da assistência no hospital.
O programa visa aprimorar o atendimento e assistência à saúde dos usuários, além de fortalecer os laços de empatia, confiança e engajamento entre os colaboradores do hospital e os pacientes em seus processos de tratamento e cura.
“A humanização na assistência à saúde é essencial para proporcionar um atendimento de qualidade. O projeto será desenvolvido em etapas, acompanhando o crescimento do mascote girafa, simbolizando a evolução constante do nosso compromisso com a humanização”, explica o Dr. Newton Tomio Miyashita, diretor técnico do HMC.
A ação realizada pelo hospital acompanha a Política Nacional de Humanização (PNH), criada em 2003 e que busca efetivar no Sistema Único de Saúde (SUS) a criação de práticas e o favorecimento de trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários dos serviços.
Um nome para o Baby Girafa
Durante o evento no HMC, foi revelado o nome escolhido para o baby girafa, mascote adotado pelo hospital e que simboliza a assistência humanizada.
A escolha do nome para a girafinha envolveu todos os colaboradores do hospital durante o mês de agosto. Ao todo, mais de 170 sugestões foram apresentadas, e uma comissão selecionou cinco opções para a votação final. O nome “Bob” foi escolhido com 82% do total de 214 votos.
O nome foi sugerido por Roseli de Aragão, Ouvidora do HMC, que presta uma homenagem ao Dr. Roberto Tagliaferro, médico clínico do hospital e carinhosamente conhecido como Bob. “O doutor Roberto sempre traz um acolhimento, educação e muito amor para todos, por isso considero a homenagem muito justa”, comenta a Ouvidora.
Diante das homenagens e do carinho de tantos outros profissionais, o médico que atua também como pneumologista reforçou o uso da frase “como é bom ser bom” como seu principal lema no dia a dia. “Eu procuro praticar essa frase diariamente, no sentido de procurar ser bom para o meu paciente com o objetivo de resolver o seu problema”, explica Tagliaferro.
Durante o evento, a professora de Libras, Mariléia Amaral da Silva, desempenhou um papel crucial no evento realizado pelo HMC. Ela realizou a tradução simultânea dos depoimentos e falas na ocasião para a língua de sinais a fim de garantir a inclusão de todo o público com deficiência auditiva, além de promover a conscientização sobre a importância da acessibilidade e da igualdade de oportunidades.
Avanços e fortalecimento na humanização
O Movimento de Comunicação Efetiva Não Violenta e Humanizada do hospital, além de refletir a PNH implantada no Brasil, reforça a missão da SBCD e da Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em oferecer um atendimento mais humano e acolhedor.
Andréa Pinheiro, secretária municipal de Saúde, destacou, durante o evento de oficialização do projeto, a parceria entre a Prefeitura e a SBCD em Cubatão.
“A parceria entre a Prefeitura, especificamente a Secretaria Municipal de Saúde, junto com a SBCD, tem proporcionado momentos como esse. Mais do que emocionar e fazer parte do Programa Nacional de Humanização, proporciona para o nosso cliente, para o nosso paciente e seus familiares um atendimento de qualidade e acolhedor”, disse.
A secretária também comenta que esse projeto atua no tratamento integral do paciente, incluindo a assistência à família e que vem sendo implantado no município.
“Mais do que tratar a saúde, é tratar como um todo. A parte psicológica, a parte que vem junto com a família. Esse movimento abraça não só os colaboradores, mas também os munícipes da nossa cidade”, explica.
Para o diretor técnico do HMC, o projeto também é uma proposta de fortalecimento dos laços entre gestão, profissionais de saúde e pacientes, bem como garantir avanços na qualidade do atendimento para a população cubatense.
“Esse é um projeto importante e traz um diferencial para a instituição, sendo um complemento ao trabalho assistencial, que preza pela qualidade do atendimento, valorizando ainda mais o paciente”, conclui Tomio.