A Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho (UIM), conhecida popularmente como Hospital do Mocambinho, recebeu no dia 5 e 6 de julho a primeira capacitação realizada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD).
A equipe de enfermagem da unidade foi capacitada no correto manuseio e descarte de materiais perfurocortantes como agulhas e seringas, obedecendo procedimentos que proporcionem maior segurança no ambiente hospitalar.
Além disso, os participantes da capacitação foram orientados sobre a informação necessária que deve ser inserida no local de descarte do material, com a identificação do profissional. Em seguida, os profissionais também foram instruídos a respeito da identificação das almotolias na unidade (frascos com líquidos de uso assistencial).
A ação faz parte da implantação do modelo de gestão pela SBCD, que assumiu a administração do Hospital do Mocambinho no mês de junho. Sob contrato com o Governo do Piauí, a Caminho de Damasco chega pela primeira vez ao Nordeste com o objetivo de levar a sua qualidade assistencial já implantada em outras regiões do país.
Para Roberta Rocha, enfermeira da SBCD, responsável pela capacitação no Hospital do Mocambinho, a habilitação aplicada junto a equipe de enfermagem da unidade representa um dos primeiros passos na ampliação da segurança assistencial e melhorias no atendimento à população.
“O objetivo da capacitação é tornar o manuseio desses materiais como agulhas e seringas ainda mais seguro, além de garantir a identificação correta e o descarte desses itens sem riscos à população e ao meio ambiente. Com isso, estamos reforçando no hospital o ideal da Caminho de Damasco de busca contínua por um atendimento de qualidade, evitando acidentes e obedecendo padrões internacionais de segurança”, explica Roberta.
Com mais de 80 anos de fundação, a Caminho de Damasco é uma organização social sem fins lucrativos e que realiza a gestão em mais de 90 serviços e unidades de saúde em cinco municípios no Estado de São Paulo.