SBCD

SBCD chega ao Nordeste com novo contrato junto ao Governo do Estado do Piauí

5 jul 2023

Hospital de Mocambinho, no Piauí.

Uma nova conquista é celebrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) que, pela primeira vez, assume a gestão de uma unidade de saúde no Nordeste do país.

Desde junho de 2023, a SBCD iniciou o processo de transição para administrar a Unidade Integrada do Mocambinho (UIM), também conhecida como Hospital do Mocambinho, localizado ao norte do município de Teresina, capital do Estado.

A SBCD passa a ser a responsável pela administração e operacionalização de todos os serviços de saúde oferecidos pela unidade, que possui atendimento 24h em urgência e emergência com 30 leitos ao todo entre clínicos e de atenção à saúde mental.

O certame foi realizado em maio deste ano e o resultado publicado no Diário Oficial do Governo do Piauí no dia 19 de junho.

O modelo de gestão da Caminho de Damasco, voltada a assistência gratuita, humanizada e de qualidade à população dependente do SUS (Sistema Único de Saúde), já começou a ser implantado na Unidade Integrada do Mocambinho. Para isso conta com a participação de diversas gerências corporativas como Assistência Técnica Médica e de Enfermagem, Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Infraestrutura, Patrimônio, Comunicação, T.I. (Tecnologia da Informação), Compras e Controladoria.

Com mais de 80 anos de fundação, a Caminho de Damasco é uma organização social sem fins lucrativos e que realiza a gestão em mais de 90 serviços e unidades de saúde em cinco municípios no Estado de São Paulo.

Agora, com atuação no Nordeste, tem início pela SBCD a gestão de uma importante unidade de retaguarda para o sistema de saúde do Estado do Piauí. O Hospital de Mocambinho está localizada na avenida Prefeito Freitas Neto, s/n.

Estrutura e atendimento

O Hospital do Mocambinho é uma unidade de retaguarda para a rede assistencial no Piauí. Como serviço de porta aberta possui atendimento de urgência e emergência 24h com a realização de exames laboratoriais e de imagem, sala de estabilização de pacientes, sala de curativo, sala de imunização e nebulização. A unidade também possui atendimento ambulatorial especializado em cardiologia, neurologia, clínica geral, ortopedia, ginecologia, nutrição, odontológica, além de serviço social.

Referência no atendimento psicossocial, o Hospital do Mocambinho mantém 10 leitos exclusivos para a assistência de usuários de Álcool e outras Drogas (AD) para o tratamento especializado. A equipe multiprofissional é formada por médicos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais com atendimento exclusivo aos casos críticos de dependência química. Nas situações de menor agravo, os pacientes são encaminhados para outras unidades, como CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).

Equipe de implantação da SBCD com os colaboradores no Hospital de Mocambinho, em Teresina, no Piauí.

Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD)

A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) foi fundada em 19 de novembro de 1939, no município de Garça, no interior do Estado de São Paulo. Com 83 anos de experiência na administração em saúde, a Caminho de Damasco é especialista na gestão de unidades públicas de baixa e média complexidade.

Atualmente, a SBCD administra mais de 90 serviços e unidades de saúde em cinco municípios no Estado de São Paulo. O seu trabalho frente a Atenção Primária e especializada, assim como no gerenciamento de hospitais, mantém a Caminho de Damasco entre as principais gestoras em saúde do país.

Além de atuar com metodologia e planejamento eficiente, a SBCD atua diante de princípios de transparência e reputação, com desenvolvimento constante da capacitação técnica, valorização dos recursos humanos na aplicação das diretrizes na gestão e o aperfeiçoamento e melhorias nos processos e serviços prestados.

A SBCD também é detentora dos títulos de Utilidade Pública Federal e Municipal, Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, CNES de Unidade Própria Hospitalar: 2079844 e do Certificado de Assistência Social em Saúde – CEBAS/SAÚDE.

Pular para o conteúdo