A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em busca de composição de parceria com os demais setores e serviços do território de Santana, Jaçanã, Tremembé e Tucuruvi, busca fortalecer ações para garantir abrangência e efetividade das propostas do município e da instituição.
Nesse sentido, o Serviço de Acompanhamento Social à Família (SASF) Jaçanã, localizado na zona norte de São Paulo, realizou no dia 26 de junho uma ação de sustentabilidade com os usuários atendidos pelo programa e pode contar com o apoio do PAVS-SBCD do território.
Uma oficina para a confecção de bolsas ecológicas, conhecidas como “ecobag”, foi realizada pela SASF Jaçanã com a presença total de dez participantes. O trabalho contou com o apoio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e teve essa atividade orientada por uma colaborada da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova Galvão.
Na oficina os usuários aprenderam a produzir ecobags com a reutilização de camisetas e tecido cru (tecido não tingido). Todos puderam confeccionar suas bolsas reforçando a importância de diminuir o uso de sacolas plásticas, de uma maneira sustentável e versátil.
A UBS Vila Nova Galvão é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) sob contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo. Já os equipamentos e serviços ofertados pelo SASF Jaçanã pertencem a Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social.
O SASF tem como objetivo prevenir agravos sociais e o rompimento de vínculos familiares e sociais, além de identificar demandas de famílias e pessoas para o acesso a benefícios e programas de transferência de renda.
A oficina integra as ações socioambientais do PAVS em parceria com outras Organizações Sociais de Saúde e secretarias do município no território do Jaçanã. O objetivo é criar redes de fortalecimento que promovam o bem-estar social e contribuam com a saúde da população e também com o meio ambiente.