SBCD

SBCD e Prefeitura de Cubatão promovem encontro de fortalecimento na gestão de saúde no município

9 maio 2023

Nesta segunda-feira (8), gestores, profissionais de saúde e autoridades locais foram recebidos em solenidade no auditório da Câmara Municipal

A SBCD promoveu um encontro entre gestores, profissionais de saúde e autoridades locais em Cubatão nesta segunda-feira (8).

A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), junto com a Prefeitura de Cubatão e a Secretaria de Saúde do município, promoveu um encontro voltado aos gestores, profissionais de saúde e autoridades locais nesta segunda-feira (8).

Durante a solenidade, realizada no auditório da Câmara Municipal de Cubatão, houve a apresentação do novo contrato de gestão entre a Prefeitura e a SBCD, com o objetivo de fortalecer os programas de Saúde da Família e a Atenção Básica na cidade.

Neste ano, desde o dia 1° de abril, a SBCD é a responsável pela administração e execução do atendimento das Unidades de Saúde da Família (USFs), além de contemplar neste novo projeto os serviços especializados na área da saúde da mulher, psicossocial, pediatria e odontologia. Outros atendimentos na área da saúde mental também estão contemplados no novo contrato junto com os serviços do Programa Melhor em Casa e Transporte Sanitário.

Gestores, colaboradores, prefeito, secretário-adjunto de Saúde, autoridades locais e o presidente da SBCD.

Gestão em saúde e combate à mortalidade infantil

Cerca de 150 profissionais com atuação na Atenção Primária participaram da recepção e acolhimento promovidos pela SBCD. Além do alinhamento na condução do atendimento à região, houve o início da implementação de estratégias para a redução do índice de mortalidade infantil.

O prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira, participou do evento e reforçou a importância do médico generalista no atendimento à Saúde da Família. “A Atenção Básica é a mola propulsora da Saúde Pública. Mesmo com tudo o que precisa para melhorar, o SUS demonstrou sua eficácia na pandemia ao salvar vidas de brasileiros”, disse.

O secretário-adjunto de Saúde, Márcio Oliveira, reforçou o papel dos profissionais que se tornam a porta de entrada de cidadãos na área da saúde e destacou o novo formato de organização em Cubatão. Agora, passa de 27 para 37 o número de equipes de Saúde da Família, além de criação do Núcleo de Atenção à Saúde da Família, com pediatras e ginecologistas.

“A população merece de fato um acolhimento digno diante daquilo que a Atenção Primária preconiza, de dar esse primeiro acesso ao paciente para que ele possa ter um tratamento condizente com aquilo que ele precisa. Quero desejar a todos vocês sucesso e que vocês possam contar com a Secretaria Municipal de Saúde”, comentou Márcio.

A solenidade também contou com a participação do vereador Alessandro Oliveira, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Márcio Azenha, e do presidente da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, Luis Antonio Picerni Herce, além de diretores da organização.

“Nós temos um critério de avaliação dos profissionais bastante severo o que traz a tranquilidade a todos nós que vocês realmente irão aportar com aquilo que esperamos: um bom serviço público, uma boa qualidade institucional, uma boa qualificação. E a Caminho de Damasco como uma entidade interessada na evolução de seus profissionais está sempre disposta a colaborar. Nós temos a formação permanente de nossos profissionais, cursos de formação e qualificação, e tudo isso vai fazendo que nós cresçamos na nossa qualidade e no cumprimento de nossos deveres”, concluiu o presidente da SBCD.

Pular para o conteúdo