SBCD

Equipes de APS de Cubatão realizam capacitação sobre Urgência, Emergência e Manejo no atendimento às crises psiquiátricas

16 maio 2024

Com início no dia 14 de maio, a ação contou com palestras promovidas por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

A ação teve início no dia 14 de maio. Foto SBCD.

“Urgência, Emergência e Manejo no atendimento às crises psiquiátricas” foi o tema de mais uma capacitação promovida a profissionais das equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) de Cubatão. A ação ocorreu com aulas teóricas nos dias 14 e 15 de maio e seguirá com atividades práticas nos dias 21 e 22 de maio, ministradas por especialistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para os mais diversos colaboradores, entre equipes da enfermagem, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, gerentes, agentes comunitários de Saúde, psicólogos, educadores físicos, dentistas, entre outros que atuam no município.

“Tivemos uma capacitação muito importante sobre as redes de atenção às urgências e emergências, especialmente para a identificação de situações de risco na Atenção Primária, sensibilização da necessidade de protocolos de atendimento, bem como destaques para a importância da articulação com as redes de contra referência. Acredito que conseguimos sensibilizar todos os profissionais da APS participantes do projeto sobre a importância dessa pauta, para que estejam atentos e discutam os casos em equipe para que, assim, possamos fortalecer nossa rede de atenção à saúde cada vez mais”, declarou Dr. Walter Tietz, médico da família e comunidade que atua na Estratégia Saúde da Família na Vila Esperança.

Foram realizadas palestras por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Foto SBCD

Uma primeira iniciativa similar ocorreu no mês de abril passado, quando profissionais do Núcleo de Educação Permanente em Saúde ministraram uma palestra aos colaboradores que teve como tema: ‘O SUS e a Estratégia Saúde da Família’. “Essas oportunidades que vêm sendo disponibilizadas aos colaboradores são uma grande chance para o aprimoramento das competências técnicas, algo que ajuda no desenvolvimento profissional, na melhor execução das atividades e também na ampliação do conjunto de habilidades. Cada vez mais é necessário ampliar conhecimento e ter uma visão global sobre a Saúde Pública e o atendimento à população. A maneira como o paciente é abordado e percebido durante o tratamento faz toda a diferença e pode estar até mesmo associado à melhora de sua condição de saúde”, concluiu Ariane Alves, supervisora assistencial da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), responsável pela gestão da Atenção Primária à Saúde no município de Cubatão.

Ações como esta serão recorrentes e outras pautas serão trabalhadas mensalmente, até o final do ano, com temas diversos sendo abordados, tais como: planejamento familiar, pré-natal, aleitamento materno, infecções sexualmente transmissíveis, imunização, entre outros.

Pular para o conteúdo