SBCD

Inauguradas as instalações do CAPS II, Ambulatório em Saúde Mental e CAPS IJ em Cubatão

15 maio 2024

Foram inauguradas nesta terça-feira, 14 de maio, as instalações do complexo que reúne um novo prédio para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), um Ambulatório em Saúde Mental e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-IJ).

A solenidade contou com a presença do prefeito do município, Ademário Oliveira; do secretário-adjunto de Saúde, Márcio Oliveira; e representantes da diretoria da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD). O complexo foi erguido no terreno onde antes funcionava a Casa de Atendimento Menino Felipe (Camefe). São três prédios, um para cada serviço, com acessos independentes.

“Nossa Atenção Básica já é referência com equipe na ponta. Um equipamento como esse completa o atendimento com um fluxo que começa na unidade do bairro e chega até aqui para tratamento”, declarou, durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Ademário Oliveira. Por sua vez, o secretário-adjunto de Saúde, Márcio Oliveira, revelou se tratar de um trabalho que tem sido sonhado há muito tempo “Essas novas unidades que estão sendo entregues vão cuidar daqueles que mais precisam com muito acolhimento e carinho”.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II) atende prioritariamente pessoas em sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso decorrente de álcool e outras drogas, entre outras situações clínicas que impossibilitam o estabelecimento de laços sociais e a realização de projetos de vida.

Já o CAPS Infanto-Juvenil (IJ) é voltado especificamente a crianças e adolescentes até os 17 anos, 11 meses e 29 dias. O equipamento conta com espaço físico para atendimentos individuais e de grupos, além de área aberta para realização de atividades diversas compatíveis às novas formas de cuidados em Saúde Mental e, além disso, com uma ambiência terapêutica e acolhedora para o público infanto-juvenil.

“A equipe está muito ansiosa para começar os trabalhos. Temos um espaço planejado e projetado para atendimentos específicos e adequados, portanto acreditamos que iremos conseguir oferecer todos os cuidados necessários a todas as crianças e adolescentes de Cubatão que necessitam desse tipo de atendimento”, afirmou Jane Viana, coordenadora da Saúde Mental no município de Cubatão.

“É um dia muito importante para toda a comunidade municipal por conta da entrega de mais esse equipamento de saúde, que vai promover ainda mais qualidade e humanização. Desejamos muito sucesso a toda a equipe, para que possa resultar em uma excelente prestação de serviço à população”, concluiu Estela Santana, superintendente de Atenção Primária à Saúde da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD).

A gestão das unidades está sob responsabilidade da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) através de contrato junto à prefeitura do município de Cubatão.

Equipe administrativa da SBCD em Cubatão e parte da equipe assistencial do Complexo de Saúde Mental de Cubatão. Foto SBCD.
Pular para o conteúdo