SBCD

Colaboradores da UPA de Jacareí participam de treinamento sobre animais peçonhentos

7 jun 2023

Equipe da UPA 24h Dr. Thelmo de Almeida Cruz que participou do treinamento de capacitação.

Na última sexta-feira (02), colaboradores do Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) 24h – Dr. Thelmo de Almeida Cruz, no município de Jacareí, participaram de um treinamento presencial de capacitação voltado ao atendimento às vítimas de acidentes por animais peçonhentos no município de São José dos Campos, em São Paulo.

O treinamento foi realizado no espaço Casa do Médico pela divisão de imunização e de zoonoses do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Estado de São Paulo, em parceria com o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de São José dos Campos. A iniciativa faz parte do Governo do Estado de São Paulo via Secretaria de Estado da Saúde.

Além da UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz, participaram do treinamento diferentes unidades de saúde do Vale do Paraíba com o objetivo de desenvolver e ampliar habilidades para o rápido reconhecimento e tratamento adequado de acidentes com animais peçonhentos como aranhas, escorpiões e serpentes.

A unidade de pronto atendimento 24h em Jacareí é uma das principais unidades de saúde da região e é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), sob contrato de gestão com a Prefeitura do Município. A UPA também é um dos pontos estratégicos e de referência em soro antiveneno para municípios como Santa Branca e Igaratá.

As enfermeiras Bruna Moura e Angela Djeri, além do médico Antonio Toufic fizeram parte da equipe da UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz capacitada pelo treinamento que também propôs trocas de experiências entre as unidades e estudos de caso de acidentes provocados por animais peçonhentos, qualificando ainda mais o trabalho realizado pela equipe da UPA 24h.

Pular para o conteúdo