SBCD

SBCD promove encontro de aprimoramento da gestão nas UBSs e AMAs integradas na zona norte de São Paulo

6 jun 2023

A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio da Diretoria Corporativa e Gestões Técnicas de Atenção Primária e de Média Complexidade, promoveu um encontro com os gestores e colaboradores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Atendimento Médico Ambulatorial (AMAs) integradas das regiões de Santana, Jaçanã e Tremembé.

O encontro, realizado no dia 6 de junho, aconteceu no Núcleo Assistencial SBCD Zona Norte, no bairro de Santana, e discutiu propostas de aprimoramento do trabalho nas UBSs/AMAs integradas com o intuito de ampliar as ações de saúde da população atendida pelas unidades.

As UBSs/AMAs integradas Jardim Joamar, Lauzane Paulista e Wamberto Dias da Costa são administradas pela SBCD por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo. Juntas, as três unidades realizam uma média de 8 mil atendimentos médicos por mês.

Segundo a Dra. Tassiana Diaz, médica e diretora técnica da média complexidade da SBCD, a reunião realizada no início de junho faz parte dos encontros promovidos mensalmente para a elaboração de estratégias no atendimento à população, com o objetivo de efetuar melhorias contínuas na realização do trabalho, além de ampliar a compreensão dos usuários a respeito dos serviços oferecidos e realizados nas unidades.

“Esse encontro amplia as reuniões integradas entre as gerências das unidades, para o núcleo corporativo da Zona Norte visando o alinhamento estratégico dos processos e desenhos de planos de ações conjuntas. No nosso trabalho compreendemos que essas unidades precisam ser entendidas pelo paciente como uma unidade e instrumento único, com atuação em suas respectivas linhas de cuidado, tanto de urgência e emergência no pronto atendimento quanto na prevenção e seguimento na unidade básica”, explica.

De acordo com a diretora técnica, essa compreensão pelo paciente reforça que, “independentemente de o atendimento ser realizado pela UBS ou AMA, serão apresentados processos integrados, com a mesma visão e propósito que buscam promover a assistência devida, seja de urgência, prevenção ou de acompanhamento”.

O encontro foi realizado no Núcleo Assistencial da Zona Norte, em Santana.

Avaliação dos gestores

Após o término da reunião, os gestores das UBSs/AMAs integradas apontaram a importância do encontro e da troca de experiências entre as unidades. “O paciente que entra na UBS ou na AMA é o mesmo. Ter o acompanhamento integral, tanto no cuidado no atendimento pontual pela AMA quanto na assistência continuada, quando ele busca a UBS, nos auxilia a direcionar de forma ainda mais segura o atendimento”, explica Dirlene Andrade Rodrigues, gerente da UBS Wamberto Dias da Costa.

Danielle Moraes, gerente da AMA Jardim Joamar, acredita que os encontros trazem mais assertividade nas ações das unidades. “Acredito que seja imprescindível a integração das ações em conjunto AMA/UBS em prol do mesmo objetivo que é o atendimento qualificado ao usuário. A reunião foi clara, objetiva e saímos com as ações muito bem resolvidas”, conta.

Já o gerente da UBS Jardim Joamar, Cícero Vicente Alves, destacou a troca de experiências trazida pelo encontro. “Hoje foi muito importante pois trouxe a necessidade de a gente trazer uma integração dos serviços através da experiências do dia a dia de trabalho. Um momento de construção para continuar esse trabalho juntos”, conclui.

Um cronograma de atividades integradas será discutido na próxima reunião.
Pular para o conteúdo