SBCD

Caminho de Damasco promove treinamento da CIPA na zona norte de São Paulo

31 maio 2023

Colaboradores durante o treinamento da CIPA no AME CRI Norte

A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) realizou nos dias 24 e 25 de maio o treinamento voltado para os membros eleitos e indicados para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em unidades de saúde administradas pela entidade na zona norte de São Paulo.

O treinamento foi realizado no auditório do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Centro de Referência ao Idoso na Zona Norte (AME CRI Norte), e realizado por colaboradores que integram o SESMT (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho) da SBCD.

Participaram do treinamento cerca de 40 colaboradores de unidades de saúde administradas pela Caminho de Damasco na região da zona norte, sob contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo, e também profissionais com atuação no AME CRI Norte e no Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte (PAI-ZN). O Centro de Referência do Idoso e o PAI-ZN são administrados pela SBCD desde o primeiro trimestre deste ano, após assinatura do contrato de gestão com o Governo do Estado de São Paulo.

Nas unidades, o período de início da convocação e divulgação da eleição da CIPA ocorreu em abril deste ano, resultando na eleição de cinco colaboradores eleitos e cinco indicados na unidade do AME CRI Norte, cinco colaboradores eleitos e cinco indicados no PAI-ZN, além de 14 colaboradores eleitos e 14 indicados em unidades de saúde na zona norte, como preconizado pela Norma Regulamentadora N° 5 (NR-5).

Para Marcos Feitosa dos Santos, coordenador de Segurança do Trabalho da SBCD, as ações realizadas pelos colaboradores que integram a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes nas unidades são importantes em diversos aspectos no ambiente do trabalho.

“Os membros da CIPA, eleitos e indicados, desempenham as mais diversas atividades administrativas, de apoio e assistencial nas unidades. A eleição da CIPA e as indicações são, de forma bem ampla, direcionadas a todos os colaboradores da SBCD, onde o mais importante é sempre a promoção da segurança e na prevenção de acidentes. Todas essas ações, em conjunto com o SESMT, buscam sempre promover a saúde e segurança no trabalho a todos colaboradores, pacientes, visitantes e demais pessoas que estão em nossas unidades de saúde”, comenta.

A cerimônia de posse dos eleitos e indicados para a CIPA, com início da gestão em 2023 até 2024, acontece no dia 6 de junho, às 10h, no auditório do AME CRI Norte.

Sobre a CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, popularmente conhecida pela sigla CIPA, é uma comissão constituída por funcionários e representantes do ambiente de trabalho, seja na área da saúde, industrial, entre outras. A CIPA é regida pela Norma Regulamentadora N° 5 (NR-5), sendo parte da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Os integrantes eleitos e indicados para a CIPA auxiliam na prevenção de acidentes e na promoção da saúde no ambiente de trabalho, direcionando ações e propostas para garantir sempre um local adequado e seguro.

Pular para o conteúdo