SBCD

Homenagens aos profissionais de Enfermagem marcam a última semana do Hospital Municipal de Cubatão

23 maio 2023

As ações foram realizadas entre os dias 12 e 19 de maio e contribuíram para demostrar a importância da equipe de enfermagem no atendimento assistencial

Equipe de Enfermagem do Hospital Municipal de Cubatão.

O Hospital Municipal de Cubatão (HMC), unidade localizada no litoral de São Paulo e administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco sob contrato de gestão com a Prefeitura de Cubatão, promoveu entre os dias 12 e 19 de maio diferentes atividades em homenagens aos profissionais de enfermagem.

A ação faz referência ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no dia 12, e que marca as contribuições desses profissionais para a sociedade. A data é uma homenagem ao aniversário de Florence Nightingale, de nacionalidade britânica e nascida em 1820, e que foi chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia (1853 a 1856), organizando o atendimento aos soldados feridos.

No HMC, além de lembranças e agradecimentos pelo trabalho desempenhado frente ao atendimento na saúde pública, os profissionais de Enfermagem participaram de atividades envolvendo dinâmicas lúdicas sobre as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

Essas metas visam garantir as melhores práticas assistenciais durante toda a assistência do paciente em uma unidade de saúde e contribuem para a eliminação ou redução dos riscos clínicos, entre elas a correta identificação do paciente, comunicação efetiva, redução nos riscos de quedas e infecções.

As ações em homenagens aos profissionais foram organizadas por Luiza Procopio de Carvalho, coordenadora de enfermagem, e Hudson Henrique Lemos Silva, gerente assistencial. “As ações foram realizadas com o objetivo de enaltecer o trabalho e demonstrar reconhecimento pelo esforço diário e contínuo no bem-estar dos pacientes”, comenta Luiza.

Palestras educativas

Durante a semana de homenagens no HMC, a equipe de enfermagem também participou de palestras educativas que atuam no desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador.

Uma das palestras envolveu o tema “O movimento de comunicação efetiva, não violenta e humanizada”, realizada pela Daniela Porto, profissional da área de comunicação e também especialista em neolinguística.

Com o título “Cuidando de quem cuida através da Comunicação Efetiva Não Violenta e Humanizada”, Porto propôs uma reflexão sobre os desafios do ambiente hospitalar e como a comunicação efetiva, não violenta e humanizada pode contribuir para melhorias nas relações interpessoais, intrapessoais e que beneficiam a todos.

Já o diretor-técnico do Hospital Municipal de Cubatão, Newton Tomio Miyashita, fez uma exposição sobre “A grande importância e responsabilidade da enfermagem na assistência multiprofissional e interdisciplinar”.

Em sua apresentação, Miyashita destacou o papel no cuidado assistencial, o valor da humanização como parte do tratamento de pacientes e a importância de processos que qualificam o atendimento em saúde.

Para Hudson, gerente assistencial, a semana especial dedicada aos profissionais de enfermagem traz um retorno muito importante ao HMC. “Essa iniciativa, além de demonstrar o respeito e o cuidado com a equipe na linha de frente ao cuidado, é uma valorização do profissional que retorna para o próprio paciente, sendo um avanço e conquista de todos”, conclui.

Pular para o conteúdo