SBCD

Dia das Mães: Unidades da zona norte promovem ações de acolhimento e saúde

16 maio 2023

Nos dias que antecederam o 14 de maio, domingo de celebração e de homenagens às mães, as unidades de saúde da zona norte de São Paulo, como UBSs (Unidades Básicas de Saúde), APDs (Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência) e URSI (Unidade de Referência em Saúde do Idoso), promoveram diversas ações em saúde e de acolhimento para a data.

Algumas das ações foram realizadas durante a semana, outras em datas específicas, mas todas com o intuito de homenagear, orientar e estimular o cuidado e a atenção. Nas UBSs, por exemplo, foram realizadas palestras de prevenção, promoção de atividades físicas, atendimentos clínicos, além da entrega de mensagens de carinho e agradecimento.

No programa APD das regiões do Jaçanã e Tucuruvi, os pacientes atendidos puderam realizar e entregar presentes às suas famílias. A ação, que manteve o caráter terapêutico, estimulou o acolhimento e a sociabilização. Já a URSI de Santana/Jaçanã realizou um encontro organizado por toda a equipe e com coordenação pelos profissionais de farmacêutica, terapia ocupacional e psicólogo. O intuito foi trazer dinâmicas que trouxessem memórias afetivas de cada paciente com as suas respectivas mães e também estimulação cognitiva. A musicoterapia também fez parte das ações na URSI como lembrança e homenagens às mães.

Todas as ações contam com o apoio e incentivo da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), que administra as unidades por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo. Confira as fotos das ações abaixo.

Pular para o conteúdo