SBCD

Paciente centenária ganha festa de aniversário surpresa do PAI UBS Dr. José Toledo Piza

12 maio 2023

Equipe multiprofissional do PAI da UBS Dr. José Toledo Piza com a centenária Marija Bildner

No dia 4 de maio, Marija Bildner completou 100 anos de idade e ganhou uma festa surpresa promovida pela equipe do Programa Acompanhante de Idosos (PAI), da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Toledo Piza, na zona norte de São Paulo.

A idosa, que desde 2009 é acompanhada pelo programa, mora sozinha há 51 anos na região do Tremembé. Há 14 anos, quando tinha 86 anos de idade, ela foi incluída no programa que visa promover assistência integral à saúde, com o objetivo de desenvolver o autocuidado, autonomia e melhoria do estado de saúde de idosos.

Marija, emocionada com a surpresa, revelou que nunca tinha ganhado uma festa de aniversário antes. Nascida em 4 de maio de 1923, na antiga Iugoslávia, a idosa ganhou bolo, bexigas comemorativas, cartaz e o tradicional parabéns cantado por toda a equipe.

Semanalmente, Marija recebe duas visitas domiciliares da acompanhante, além de visitas quinzenais de técnicos de enfermagem e atendimentos da equipe multiprofissional formada por médico, enfermeira e assistente social.

As ações integram as atividades propostas pelo PAI, que também busca evitar ou adiar a institucionalização e oferecer condições à população idosa uma vida mais autônoma e de melhor qualidade, promovendo a quebra do isolamento e exclusão social ao idoso a partir de 60 anos.

Ao todo, 120 idosos são atendidos pelo PAI da UBS Dr. José Toledo Piza, unidade administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo.

Sobre o PAI

O PAI é uma iniciativa do município de São Paulo e foi oficializado em 2008 pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O serviço conta com um projeto terapêutico, trabalhando a autonomia e a qualidade de vida, por meio de uma equipe multiprofissional que faz visitas domiciliares.

Esses profissionais de saúde analisam e identificam as dificuldades nas rotinas dos idosos, verificação de medicação, otimização cognitiva, orientação sobre o risco de quedas para proporcionar melhor qualidade vida.

Além das visitas domiciliares a equipe presta suporte nas atividades de vida diária, bem como acompanhamento em consultas, exames e atividades sociais.

Para se cadastrar no programa é necessário procurar a UBS de referência na cidade de São Paulo. Mais informações estão disponíveis no canal do Youtube da Secretaria Municipal de Saúde – assista o vídeo abaixo.

Pular para o conteúdo