SBCD

Hospital Municipal de Itu inaugura espaço voltado a crianças com Transtorno do Espectro Autista

11 maio 2023

Sala do Quarto Azul – Foto Prefeitura de Itu

A tarde da quarta-feira (10/05) foi marcada pela inauguração do Quarto Azul, desenvolvido especialmente para receber crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas no Hospital Municipal “Dr Emilio Chierighini”, em Itu.

Presente ao evento, o prefeito Guilherme Gazzola agradeceu a todos os envolvidos e enfatizou que essa é mais uma iniciativa para aprimorar o atendimento ao autista no município. “A implantação do Núcleo de Apoio Municipal ao Autista mudou o cenário em nossa cidade, uma vez que oferece atendimento multidisciplinar aos autistas e pais/cuidadores. E, hoje, entregamos o Quarto Azul, um local pensado e estruturado para acolher as crianças com TEA que por aqui passarem. É importante ressaltar que este Hospital conta ainda com o Projeto de Humanização Cirurgia Pediátrica sem Traumas e, portanto, podemos afirmar que o Quarto Azul vai ao encontro do mesmo no que diz respeito ao acolhimento e atenção às implicações psicológicas de uma internação”, destacou.

Para efetivação do projeto foi preciso entender o que é necessário ao viver de uma criança com TEA e criar um espaço onde ela possa fazer suas atividades favoritas, que atenda às suas necessidades sensoriais e, ao mesmo tempo, estimule o relaxamento. “Os cuidados começam com a escolha da iluminação, das cores utilizadas nas paredes, do piso mais adequado, além da preocupação relacionada ao ambiente como um todo – como os estímulos visuais – criando um clima de aconchego”, explicou o médico e diretor Técnico e Administrativo do Hospital Municipal de Itu, Dr. Brás Henrique Vieira Alves, que fez uma breve explanação durante a cerimônia de inauguração do Quarto Azul.

Ainda, segundo o diretor do HMI, “o projeto tem por objetivo eliminar traumas e reduzir os impactos psicológicos nas crianças e nos familiares, além de proporcionar às crianças internadas e submetidas às cirurgias no Hospital, a possibilidade de vivenciarem uma experiência diferenciada e inspiradora”.

O presidente da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), responsável pelo gerenciamento do Hospital, Dr. Luis Antonio Picerni Herce, agradeceu a confiança do prefeito e da secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, o trabalho dos colaboradores, e ressaltou que a SBCD está empenhada em fazer de Itu uma referência em saúde.

Participaram do evento de inauguração o presidente da SBCD, a secretária municipal de Saúde e o prefeito de Itu.

Hospital Municipal de Itu

Inaugurado em fevereiro de 2019, durante a primeira gestão do prefeito Guilherme Gazzola, o Hospital Municipal é gerido pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) e tem recebido constantes elogios dos pacientes e respectivos familiares devido à infraestrutura das instalações e qualidade de atendimento por parte da equipe, devidamente capacitada e humanizada. Em 2022 foram registradas no Hospital Municipal 2.849 internações, 2.627 cirurgias, 4.844 visitas multidisciplinares e realizados 33.822 exames de imagem.

Outro destaque do HMI é o mencionado Projeto Humanização Cirurgia Pediátrica Sem Traumas, que contempla crianças na faixa etária de 0 a 11 anos e 11 meses internadas e submetidas a cirurgias. Com o objetivo de tornar humanizado, divertido e carinhoso o processo de preparação para a cirurgia, eliminar os traumas e reduzir os impactos psicológicos nas crianças e respectivos familiares, a equipe do hospital transforma a chegada do paciente ao centro cirúrgico em um momento mais leve. Após acordarem, já na Sala de Recuperação Pós Anestésica, as crianças são presenteadas com uma Naninha (travesseiro em forma de bichinho com orelhas). Além disso, as com menos de quatro anos recebem uma bexiga e as demais um Certificado de Coragem.

Pular para o conteúdo