SBCD

Caminho de Damasco promove ação contra a tuberculose em Garça

27 mar 2023

A ação foi realizada no dia 22 de março nas USFs gerenciadas pela entidade

A ação contra à tuberculose aconteceu nas USFs do município de Garça.
A ação contra à tuberculose aconteceu nas USFs do município de Garça.

As Unidades de Saúde da Família (USFs) administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) no município de Garça, em parceria com a prefeitura da cidade e Secretaria Municipal de Saúde, promoveram uma ação de combate à tuberculose na última quarta-feira (22).

“A ação faz parte do trabalho de promoção e conscientização da saúde, voltada ao público em geral, porém especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica Rodrigo dos Santos Mariano, Coordenador de Saúde da SBCD em Garça.

A atividade, realizada em parceria com a administração municipal, foi realizada nas unidades de saúde ou em locais próximos das USFs Mariana 2, Eucaliptos, Araceli, Região Oeste e Jafa.

Os profissionais de saúde das unidades atuaram na ação durante o período da tarde, atendendo e orientando a população, esclarecendo dúvidas e alertando sobre a importância dos cuidados em relação a doença.

A tuberculose é uma das doenças infecciosas mais perigosas do mundo. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os dias mais de 4 mil pessoas morrem de tuberculose e cerca de 30 mil adoecem.

Os sintomas envolvem tosse persistente, por três semanas ou mais, além de febre baixa, sudorese, geralmente à noite, emagrecimento e cansaço. Apesar dos riscos, a doença tem cura e é tratada de forma medicamentosa, no entanto precisa de acompanhamento médico e a utilização de antibióticos.

Pular para o conteúdo