SBCD

Zona Norte de São Paulo sedia “1º Simpósio SBCD – A era da SUStentabilidade e 1ª Mostra de Experiências Exitosas”

7 nov 2025

O “1º Simpósio SBCD – A era da SUStentabilidade e a 1ª Mostra de Experiências Exitosas” aconteceu no dia 5 de novembro, nas dependências do Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo (AME CRI Norte). A equipe de Educação Corporativa da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco elaborou o evento, com o objetivo de dar visibilidade às boas práticas difundidas nos serviços da SBCD na Zona Norte da capital paulista. Além disso, ele possibilitou a troca de experiências e de soluções positivas que estejam ocorrendo no território.

1º simpósio da sbcd

O evento teve início com uma aula magna, ministrada pela Profa. Dra. Marília Louvison, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). E o tema da aula foi: “A Saúde Pública e os desafios do SUS no mundo contemporâneo”. Dentre os temas, a palestrante destacou questões como inovação tecnológica e implantação de políticas públicas; planejamento participativo e gestão democrática; inovação nas tecnologias de gestão, regulação e de cuidado; saúde digital, telessaúde, inteligência artificial, entre outras.

“É preciso retomar cada vez mais os princípios do Sistema Único de Saúde. Portanto, avançar na construção de conhecimentos, práticas, gestão e regulação pública no campo da saúde coletiva. Reafirmando compromissos éticos em defesa do SUS”, declarou a palestrante, referência nacional em política, planejamento e gestão no campo da Saúde Coletiva. Na sequência, foi a vez do Coordenador em Epidemiologia da SBCD, Prof. Dr. Edigê Felipe de Sousa Santos, realizar uma palestra onde apresentou dados sobre o estudo: “Primeiros resultados do inquérito de Saúde de base populacional no município de São Paulo”. Na oportunidade, o coordenador apresentou números referentes ao trabalho realizado. Mostrando que, no contexto atual, com aumento da concentração de renda, a restrição de gastos com políticas sociais tende a ampliar as inquietudes em saúde.

Diante disso, há necessidade da manutenção e aprimoramento dos inquéritos de saúde. Para assim, monitorar os níveis de desigualdade e promover a utilização das informações na gestão. “Portanto, os serviços de saúde que o SUS presta são capazes de reduzir o impacto da desigualdade socioeconômica na saúde, à medida em que consiga prestar serviços de boa cobertura e qualidade. E dessa forma, atendendo especialmente os segmentos mais vulneráveis e desenvolvendo atividades que promovam práticas saudáveis”, afirmou Edigê Felipe.

MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

Após um breve intervalo, os membros da Comissão Científica da SBCD compuseram uma mesa para discussão. O tema foi: divulgação científica como estratégia de sustentabilidade e do engajamento das equipes na produção dos trabalhos. A Mostra de Experiências Exitosas contou com 107 trabalhos. A Comissão Científica avaliou e selecionou os trabalhos. Sendo destes, 15 receberam destaque em auditório. E, os demais, expostos em totens disponibilizados pela organização do evento. Os eixos temáticos foram: Gestão em Saúde, Promoção em Saúde, Assistência Farmacêutica, Regulação e Redes de Atenção em Saúde, Atenção Básica, Saúde Digital e Saúde Mental, Álcool e outras drogas. “Esse evento terá continuidade. Ou seja, ele ganhará um acompanhamento de uma Comissão de Educação e Pesquisa, na forma de mentoria das soluções que foram apresentadas. E com vistas à participação em Congressos futuros, bem como a possibilidade de escalar as soluções positivas para as demais regiões em que a SBCD atua”, finalizou Thaís Pola Baptista Coelho, líder da equipe de Educação Corporativa da SBCD.

Ir para o conteúdo