
O “1º Simpósio SBCD – A era da SUStentabilidade e a 1ª Mostra de Experiências Exitosas” aconteceu no dia 5 de novembro, nas dependências do Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo (AME CRI Norte). A equipe de Educação Corporativa da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) elaborou o evento, com o objetivo de dar visibilidade às boas práticas difundidas nos serviços da SBCD na Zona Norte da capital paulista. Além disso, ele possibilitou a troca de experiências e de soluções positivas que estejam ocorrendo no território.
“Iniciativas como essa incentivam cada vez mais um serviço de qualidade, que passa necessariamente pelas mãos de todos aqueles que, de alguma forma, fazem parte do processo. A SBCD valoriza muito esse tipo de ação e estamos trabalhando nesse sentido ao longo dos anos. Ou seja, investindo na capacitação e qualificação dos profissionais, o que nos torna uma Organização Social de Saúde com diferenciais positivos. Portanto, estamos nos destacando graças ao trabalho de todos que fazem parte da Caminho de Damasco em todos os contratos em vigência. E isso nos deixa muito orgulhosos”, revela o diretor da SBCD, Johnny Kleber da Silva.
1º simpósio da sbcd
O evento teve início com uma aula magna, ministrada pela Profa. Dra. Marília Louvison, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). E o tema da aula foi: “A Saúde Pública e os desafios do SUS no mundo contemporâneo”. Dentre os temas, a palestrante destacou questões como inovação tecnológica e implantação de políticas públicas; planejamento participativo e gestão democrática; inovação nas tecnologias de gestão, regulação e de cuidado; saúde digital, telessaúde, inteligência artificial, entre outras.
“É preciso retomar cada vez mais os princípios do Sistema Único de Saúde. Portanto, avançar na construção de conhecimentos, práticas, gestão e regulação pública no campo da saúde coletiva. Reafirmando compromissos éticos em defesa do SUS”, declarou a palestrante, referência nacional em política, planejamento e gestão no campo da Saúde Coletiva. Na sequência, foi a vez do Coordenador em Epidemiologia da SBCD, Prof. Dr. Edigê Felipe de Sousa Santos, realizar uma palestra onde apresentou dados sobre o estudo: “Primeiros resultados do inquérito de Saúde de base populacional no município de São Paulo”. Na oportunidade, o coordenador apresentou números referentes ao trabalho realizado. Mostrando que, no contexto atual, com aumento da concentração de renda, a restrição de gastos com políticas sociais tende a ampliar as inquietudes em saúde.
Diante disso, há necessidade da manutenção e aprimoramento dos inquéritos de saúde. Para assim, monitorar os níveis de desigualdade e promover a utilização das informações na gestão. “Portanto, os serviços de saúde que o SUS presta são capazes de reduzir o impacto da desigualdade socioeconômica na saúde, à medida em que consiga prestar serviços de boa cobertura e qualidade. E dessa forma, atendendo especialmente os segmentos mais vulneráveis e desenvolvendo atividades que promovam práticas saudáveis”, afirmou Edigê Felipe.
MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS
Após um breve intervalo, os membros da Comissão Científica da SBCD compuseram uma mesa para discussão. O tema foi: divulgação científica como estratégia de sustentabilidade e do engajamento das equipes na produção dos trabalhos. “Tivemos nesse evento apresentação de ótimos trabalhos. Entre eles, destaco aqueles que falam sobre a formação de cuidadores em Saúde. Além disso, tivemos a apresentação de um trabalho relacionado à implantação do sistema Fast Track na AMA Jardim Joamar. E ele resultou na otimização do atendimento de pacientes de baixo risco. Gerando uma diminuição significativa no tempo de espera para atendimento. Por fim, ressalto também outro trabalho referente à assistência farmacêutica, sobre o acompanhamento e a otimização da prescrição médica”, destaca Fábio Pampolha, gerente médico da SBCD.
“Entendo que esse é o ambiente ideal para os profissionais exporem as ideias que vão além das tarefas do dia-a-dia, do trabalho de rotina, dos afazeres que eles precisam realizar. Pensar fora da caixa, em como podem contribuir para a saúde pública. E, por consequência, recebem o devido reconhecimento por esse trabalho. E é perceptível o entusiasmo dos participantes. Portanto, isso é empoderamento e a comprovação de que todos podem contribuir de maneira significativa para o aprimoramento dos serviços”, afirma o superintendente de Recursos Humanos da SBCD, Josué Aparecido Vítor Ribeiro.
Comissão Científica avaliou 107 trabalhos inscritos para a Mostra de Experiências Exitosas
A Mostra de Experiências Exitosas contou com 107 trabalhos, que passaram por avaliação e seleção da Comissão Científica. Destes, 15 receberam destaque no auditório. E os demais participaram da exposição nos totens disponibilizados pela organização do evento. Os eixos temáticos foram: Gestão em Saúde, Promoção em Saúde, Assistência Farmacêutica, Regulação e Redes de Atenção em Saúde, Atenção Básica, Saúde Digital e Saúde Mental, Álcool e outras drogas. “Uma grande alegria participar dessa segunda Mostra de Experiências Exitosas com a apresentação dos profissionais que atuam nas Unidades de Saúde. Um momento importante para a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco. E ofertando a possibilidade de multiplicar conhecimento, que é uma das nossas missões primordiais”, celebra Estela Santana, superintendente de Atenção Primária à Saúde da SBCD.
“Foi um momento muito importante para reconhecer o trabalho das equipes e fortalecer a integração entre as áreas. E ver a presença e o protagonismo das equipes de Urgência e Emergência e Rede Ambulatorial foi especialmente significativo. Porque mostrou o quanto estamos evoluindo na qualidade assistencial, na organização dos fluxos e na capacidade de resposta das unidades. Ou seja, o evento reforçou a importância de compartilhar práticas, aprender com outras experiências e valorizar quem está na ponta. Garantindo um cuidado mais seguro, humano e eficiente para a população. Uma oportunidade de celebrar resultados e de renovar o nosso compromisso com a melhoria contínua”, conclui a superintendente de Urgência, Emergência e Rede Ambulatorial da SBCD, Dra. Tassiana Pitta Diaz.
Por fim, Thaís Pola Baptista Coelho, líder da equipe de Educação Corporativa da SBCD, revelou que o evento terá continuidade. “Ele vai ganhar o acompanhamento de uma Comissão de Educação e Pesquisa, na forma de mentoria das soluções que apresentaram hoje, Com vistas à participação em Congressos futuros, bem como a possibilidade de escalar as soluções positivas para as demais regiões em que a SBCD atua. Portanto, é uma motivação de toda a instituição; dar voz aos colaboradores, estimular a troca de saberes e o debate de ideias. E por conta disso, idealizamos esse espaço, para que todos os profissionais possam entender que o seu conhecimento, advindo da prática de saúde, pode ser um indutor de aprendizado científico”, finaliza Thaís Pola.










