Iniciativa reforça a importância das práticas de pesquisa e extensão dentro da realidade do contexto hospitalar para capacitação teórica e prática

O Novo Hospital Regional de Picos (NHRP) recebeu recentemente os alunos de quarto e quinto período do curso de Serviço Social da Faculdade R. Sá. Eles participam do projeto de extensão: “No Circuito do SUS: vozes, direitos e participação social”. Vinculado às disciplinas de Política Social II e Movimentos Sociais, o projeto tem como objetivo fortalecer o conhecimento dos estudantes sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), bem como estimular reflexões sobre cidadania e participação social.
Assim, durante a visita acadêmica, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer na prática o funcionamento de um hospital de referência do SUS. Explorando sua estrutura física, os serviços oferecidos e o trabalho desenvolvido pela equipe de humanização. A experiência proporcionou um importante diálogo entre teoria e prática profissional, preparando os futuros assistentes sociais para atuarem de forma mais consciente e engajada.
visita acadêmica ao nhrp
Segundo a professora Márdila Taveira, orientadora do grupo, participar dessa visita técnica ao Novo Hospital Regional de Picos foi uma experiência extremamente enriquecedora, tanto como professora quanto como usuária do SUS. “Enquanto docente, foi gratificante ver nossos alunos vivenciarem de perto o funcionamento de um hospital de referência, reconhecido pela sua estrutura e, principalmente, pela equipe de humanização. Essa vivência conecta a teoria que discutimos em sala com a prática cotidiana dos serviços de saúde. E como usuária do SUS, foi emocionante perceber o quanto esse sistema, tantas vezes subestimado, representa vida, cuidado e acolhimento”.
Alana Mara Macedo, assistente social e presidente da Comissão de Humanização no NHRP, explica que os alunos puderam conhecer de perto o atendimento humanizado e acolhedor que a unidade proporciona. “Como relatei a eles durante a visita, toda a sociedade deveria ter a oportunidade de conhecer como é o funcionamento de uma estrutura hospitalar. Pois trata-se de um local de cuidado, acolhimento e promoção da vida, sendo de extrema importância para toda a comunidade. Portanto, a vinda deles reforça a importância de conhecermos e valorizarmos o Sistema Único de Saúde.
E é primordial reconhecer a relevância do SUS no Brasil e o impacto que ele exerce na vida de milhões de pessoas. Assim, o projeto que os alunos do curso de Serviço Social desenvolveram evidencia justamente essa realidade. Aproximando a sociedade da vivência e dos desafios da saúde pública”, descreve. O Novo Hospital Regional de Picos conta com a administração da Sociedade Brasileira Caminhos de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto ao Governo do Piauí e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Garantindo gestão qualificada, atendimento humanizado e a implementação de práticas inovadoras na saúde pública da região do Vale do Guaribas.