Inauguração dos novos serviços representa um marco significativo para a saúde de Valença e de toda a região, fortalecendo a descentralização do atendimento em saúde e reduzindo a necessidade de deslocamento para outras cidades

A cidade de Valença do Piauí recebeu, no sábado, 11 de outubro, duas novas estruturas de saúde que prometem transformar o atendimento da região: a ampliação do Hospital Regional Eustáquio Portela e a Central de Diagnóstico, ambas inauguradas pelo governador Rafael Fonteles. O evento contou também com a presença do presidente da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, Dr. Luis Antonio Picerni Herce. A SBCD é a responsável pela gestão das unidades, por meio de contrato de gestão junto à Secretaria de Estado da Saúde e Governo do Piauí.
Hospital Regional Eustáquio Portela

A reforma da unidade hospitalar contempla a modernização do pronto atendimento, a implantação do setor de tomografia e a criação de novas salas. Além disso, houve também a implantação da nova pediatria, ampliando o atendimento infantil. “Entre outras coisas, aproveitamos a oportunidade para oficializar a inauguração do novo serviço de tomografia. Ele conta com um equipamento de última geração, extremamente útil e capaz de elevar significativamente o nível de atendimento à população da região. E outras importantes melhorias também foram concluídas, nas áreas de atendimento e na pediatria, que passaram por reformas para oferecer mais conforto e qualidade aos pacientes. Assim como a área de emergência que passou por uma reforma completa para garantir um acolhimento mais adequado, com ambientes modernos e equipamentos em pleno funcionamento”, declarou Dr. Luís Antonio Picerni Herce.
“Reformamos todo o pronto atendimento, os leitos de observação e a sala de estabilização, além de separar os setores adulto e pediátrico. E até março, inauguraremos também a Unidade de Terapia Intensiva, que permitirá a realização de procedimentos mais complexos”, completou o governador Rafael Fonteles.
“A chegada do tomógrafo representou uma melhoria muito grande, tanto para a população quanto para nós, profissionais do hospital. Antes, muitos pacientes precisavam se deslocar até clínicas particulares ou até Picos para realizar o exame. E nem todos tinham condições de fazer isso. Mas agora, com o serviço disponível aqui, conseguimos atender essa demanda com mais rapidez e qualidade. E nosso hospital recebe pacientes de 14 municípios. Portanto, essa conquista tem um impacto muito positivo na região. É uma alegria enorme poder acolher essas pessoas, oferecer um atendimento mais completo e realizar os exames aqui mesmo. Então, acredito que a população esteja muito satisfeita com essa melhoria, fruto do trabalho e do esforço de todos nós”, relata Thamyne Portela, assistente social do Hospital Eustáquio Portela.
Central de Diagnóstico de valença do piauí

Além do hospital, houve a implantação da Central de Diagnóstico, construída em sistema modular e com consultórios médicos, ultrassom, mamografia, densitometria, raio-X, endoscopia e exames laboratoriais. Em funcionamento há 100 dias, o centro já realizou mais de 2,2 mil exames gerais e 2 mil coletas de sangue em setembro. Além disso, houve uma média de 100 exames cardiológicos mensais.
“A inauguração desses novos serviços representa um marco significativo para a saúde de Valença e de toda a região. E estamos vendo um avanço real na capacidade de atendimento, com mais estrutura, tecnologia e multiprofissionais à disposição da população. Assim, nosso objetivo é garantir um acolhimento mais humano e resolutivo, fortalecendo a rede pública de saúde. E dessa forma, reduzir a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras cidades”, celebrou Carina Nunes, gerente administrativa do Hospital Eustáquio Portela e da Central de Diagnóstico de Valença do Piauí.
O Centro de Diagnóstico ainda realiza, em média, 15 mamografias eletivas por dia. Atendendo mulheres de Valença e municípios vizinhos. “A reforma e entrega dos novos serviços de saúde em Valença representa um avanço impactante na ampliação e regionalização do cuidado em saúde para toda a população. E dessa forma, estamos fortalecendo a rede de urgência, emergência e a atenção ambulatorial. Garantindo que o atendimento chegue de forma mais ágil, resolutiva e humanizada”, reforçou Edilberto Lima, gerente da rede ambulatorial da SBCD no Piauí.
Com a conclusão das ampliações, o número de leitos vai mais do que dobrar, bem como a capacidade de internação e de procedimentos cresce também. “Quero expressar reconhecimento à Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) pelo excelente trabalho realizado em diversos hospitais do Piauí, inclusive aqui em Valença. Além disso, a gestão se mostra altamente qualificada e profissional. Contribuindo para aumentar a resolutividade dos serviços, ampliando a quantidade de procedimentos. E, ao mesmo tempo, com custo menor para o contribuinte piauiense”, concluiu o governador Rafael Fonteles.

