SBCD

Valença do Piauí recebe novo Hospital Regional e Central de Diagnóstico

15 out 2025

Inauguração dos novos serviços representa um marco significativo para a saúde de Valença e de toda a região, fortalecendo a descentralização do atendimento em saúde e reduzindo a necessidade de deslocamento para outras cidades

Equipe Médica junto do presidente da SBCD, Dr. Luis Antonio Picerni Herce (de terno) e do governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles (de branco ao centro). Foto: SBCD

A cidade de Valença do Piauí recebeu, no sábado, 11 de outubro, duas novas estruturas de saúde que prometem transformar o atendimento da região: a ampliação do Hospital Regional Eustáquio Portela e a Central de Diagnóstico, ambas inauguradas pelo governador Rafael Fonteles. O evento contou também com a presença do presidente da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, Dr. Luis Antonio Picerni Herce. A SBCD é a responsável pela gestão das unidades, por meio de contrato de gestão junto à Secretaria de Estado da Saúde e Governo do Piauí.

Hospital Regional Eustáquio Portela

Equipe médica e colaboradores do Hospital Regional Eustáquio Portela. Foto: SBCD

A reforma da unidade hospitalar contempla a modernização do pronto atendimento, a implantação do setor de tomografia e a criação de novas salas. Além disso, houve também a implantação da nova pediatria, ampliando o atendimento infantil. “Entre outras coisas, aproveitamos a oportunidade para oficializar a inauguração do novo serviço de tomografia. Ele conta com um equipamento de última geração, extremamente útil e capaz de elevar significativamente o nível de atendimento à população da região. E outras importantes melhorias também foram concluídas, nas áreas de atendimento e na pediatria, que passaram por reformas para oferecer mais conforto e qualidade aos pacientes. Assim como a área de emergência que passou por uma reforma completa para garantir um acolhimento mais adequado, com ambientes modernos e equipamentos em pleno funcionamento”, declarou Dr. Luís Antonio Picerni Herce.

“Reformamos todo o pronto atendimento, os leitos de observação e a sala de estabilização, além de separar os setores adulto e pediátrico. E até março, inauguraremos também a Unidade de Terapia Intensiva, que permitirá a realização de procedimentos mais complexos”, completou o governador Rafael Fonteles.

“A chegada do tomógrafo representou uma melhoria muito grande, tanto para a população quanto para nós, profissionais do hospital. Antes, muitos pacientes precisavam se deslocar até clínicas particulares ou até Picos para realizar o exame. E nem todos tinham condições de fazer isso. Mas agora, com o serviço disponível aqui, conseguimos atender essa demanda com mais rapidez e qualidade. E nosso hospital recebe pacientes de 14 municípios. Portanto, essa conquista tem um impacto muito positivo na região. É uma alegria enorme poder acolher essas pessoas, oferecer um atendimento mais completo e realizar os exames aqui mesmo. Então, acredito que a população esteja muito satisfeita com essa melhoria, fruto do trabalho e do esforço de todos nós”, relata Thamyne Portela, assistente social do Hospital Eustáquio Portela.

Central de Diagnóstico de valença do piauí

Equipe da Central de Diagnóstico de Valença do Piauí junto do presidente da SBCD< Dr. Luis Antonio Picerni Herce (ao centro). Foto: SBCD

Além do hospital, houve a implantação da Central de Diagnóstico, construída em sistema modular e com consultórios médicos, ultrassom, mamografia, densitometria, raio-X, endoscopia e exames laboratoriais. Em funcionamento há 100 dias, o centro já realizou mais de 2,2 mil exames gerais e 2 mil coletas de sangue em setembro. Além disso, houve uma média de 100 exames cardiológicos mensais.

“A inauguração desses novos serviços representa um marco significativo para a saúde de Valença e de toda a região. E estamos vendo um avanço real na capacidade de atendimento, com mais estrutura, tecnologia e multiprofissionais à disposição da população. Assim, nosso objetivo é garantir um acolhimento mais humano e resolutivo, fortalecendo a rede pública de saúde. E dessa forma, reduzir a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras cidades”, celebrou Carina Nunes, gerente administrativa do Hospital Eustáquio Portela e da Central de Diagnóstico de Valença do Piauí.

O Centro de Diagnóstico ainda realiza, em média, 15 mamografias eletivas por dia. Atendendo mulheres de Valença e municípios vizinhos. “A reforma e entrega dos novos serviços de saúde em Valença representa um avanço impactante na ampliação e regionalização do cuidado em saúde para toda a população. E dessa forma, estamos fortalecendo a rede de urgência, emergência e a atenção ambulatorial. Garantindo que o atendimento chegue de forma mais ágil, resolutiva e humanizada”, reforçou Edilberto Lima, gerente da rede ambulatorial da SBCD no Piauí.

Com a conclusão das ampliações, o número de leitos vai mais do que dobrar, bem como a capacidade de internação e de procedimentos cresce também. “Quero expressar reconhecimento à Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) pelo excelente trabalho realizado em diversos hospitais do Piauí, inclusive aqui em Valença. Além disso, a gestão se mostra altamente qualificada e profissional. Contribuindo para aumentar a resolutividade dos serviços, ampliando a quantidade de procedimentos. E, ao mesmo tempo, com custo menor para o contribuinte piauiense”, concluiu o governador Rafael Fonteles.

Ir para o conteúdo