SBCD

Palestra “UTI na visão do paciente” é realizada na UPA e Hospital de Itu

16 maio 2025

Palestra contou com a participação de colaboradores da UPA 24 horas e do Hospital Municipal de Itu

José Pintor durante a palestra “UTI na visão do paciente”. Foto: SBCD

“A UTI na visão do paciente: uma experiência de vida e morte” foi o tema de uma palestra voltada aos colaboradores da UPA 24h e do Hospital Municipal de Itu. Realizada no dia 15 de maio, no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), a ação foi conduzida por José Pintor, geógrafo, professor de geografia, ator e diretor teatral. Pernambucano de Caruaru, Pintor compartilha sua experiência durante os 18 dias em que passou por internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Durante a apresentação, José Pintor buscou destacar, pela ótica do paciente, normas e procedimentos que considera adequados para um melhor conforto do enfermo. Dessa forma, o palestrante relatou os desafios que enfrentou no período em que esteve totalmente paralisado por conta de uma Síndrome de Guillain-Barré. Portanto, durante o período de internação ele não tinha possibilidade de comunicação. E assim, destacou a importância da empatia dos profissionais de saúde diante das necessidades não verbalizadas dos pacientes. “A experiência que tive foi muito forte e considero necessário poder verbalizar isso. Trata-se de um testemunho que reforça a importância do cuidado humanizado e da individualização de condutas no ambiente hospitalar”, expressou José Pintor.

Por fim, a iniciativa partiu da Coordenação Corporativa do Programa de Humanização da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), administradora da UPA e do HMI por meio de contrato de gestão junto à Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura da Estância Turística de Itu. E reforça a relevância que o cuidado humanizado e a individualização de condutas no ambiente hospitalar possui para a SBCD.

Pular para o conteúdo