Iniciativa da equipe da Unidade de Saúde da Família Ilha Caraguatá busca proporcionar momentos de bem-estar, estimular a convivência e fortalecer laços comunitários

Profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Ilha Caraguatá, em Cubatão, deram início na quinta-feira, 17 de setembro, ao Grupo Terapêutico Entre Nós. Trata-se de um espaço voltado para mulheres da comunidade com o objetivo de proporcionar momentos de bem-estar, estimular a convivência e fortalecer laços comunitários.
A proposta surgiu após as profissionais que atuam na Unidade perceberem o desejo das próprias pacientes em terem um ambiente de encontro, criação de vínculos e troca de experiências. Contribuindo assim, para a saúde e a qualidade de vida das participantes.
A iniciativa busca oferecer alternativas de enfrentamento aos desafios da saúde mental, que afetam muitas das pacientes atendidas no local. Além de aliviar o estresse do cotidiano, criando um espaço seguro para diálogo, expressão e apoio mútuo.
“O projeto surgiu porque, durante as consultas, identificamos uma grande quantidade de mulheres que sofrem com dor crônica, além de algumas questões de saúde mental. Por conta disso, decidimos criar um grupo para valorizar e empoderar as participantes. O nome ‘Entre Nós’ é para deixar claro que as conversas desenroladas não são levadas para fora, ficam somente entre quem participa das atividades”, declara Dra. Mariana Modolo, médica residente da USF Ilha Caraguatá e uma das coordenadoras do projeto.
Durante o primeiro encontro o grupo realizou atividades manuais, como crochê. “A ideia é que, a cada novo encontro, criemos algo diferente, como música, pintura, dança, culinária, entre outras propostas, mas que acima de tudo esse seja um espaço de conforto e liberdade para cada uma das mulheres presentes, não apenas como instrumento criativo, mas como ferramenta terapêutica e de acolhimento.