
Nesta sexta-feira, 23 de maio, a Unidade de Saúde da Família Dra. Maria Lucia F. Cavalini – Eucaliptos I e II, localizada na Rua Guarantã, 105 – Jardim dos Eucaliptos, passa a contar com uma nova farmácia em funcionamento. A iniciativa faz parte da parceria entre a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), a Prefeitura de Garça e a Secretaria Municipal de Saúde. E tem como objetivo descentralizar a dispensação de medicamentos essenciais e facilitar o acesso da população ao tratamento medicamentoso.
A Vice-Prefeita de Garça, Patricia Morato Marangão, e o Secretário Municipal de Saúde, Pedro Henrique Scartezini, prestigiaram a inauguração da nova farmácia da Unidade de Saúde da Família, ocasião em que dialogaram com usuários e profissionais da equipe local. A cerimônia também contou com a presença da equipe administrativa da Atenção Primária à Saúde da SBCD no município.
Com a nova unidade farmacêutica, os moradores da região ganham mais comodidade e agilidade no momento de retirar seus medicamentos. Assim, eles não tem mais a necessidade de se deslocarem até a Farmácia Municipal. E dessa forma, promovendo maior adesão ao tratamento e fortalecendo o vínculo entre os serviços de saúde e a comunidade.
“Estamos muito felizes com mais essa inauguração. Ter uma farmácia dentro da USF fortalece o cuidado com o paciente, melhora a adesão ao tratamento e aproxima ainda mais a saúde da comunidade”, afirma Mariangela Rosário, supervisora assistencial da SBCD em Garça.
Horários de atendimento para retirada de medicamentos na USF EUCALIPTOS:
- Medicamentos não controlados: das 7h às 17h
- Medicamentos controlados (Portaria 344): das 7h às 13h
Além da USF Dra. Maria Lucia F. Cavalini – Eucaliptos I e II, as USFs Glenda e Região Oeste também tiveram suas farmácias inauguradas. Assim, a iniciativa segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). E reafirma o compromisso da SBCD, Prefeitura e Secretaria de Saúde com uma Atenção Primária cada vez mais eficiente, humanizada e próxima da população de Garça.
“Estamos muito orgulhosos em participar desse processo de descentralização, que facilita o acesso da população aos medicamentos e fortalece a resolutividade das Unidades Básicas de Saúde. Ou seja, essa é uma conquista coletiva, construída com responsabilidade e sensibilidade às reais necessidades da população,” destaca Rodrigo dos Santos Mariano, coordenador administrativo da SBCD em Garça.