Unidade de Referência à Saúde do Idoso organizou uma série de ações voltadas aos frequentadores da unidade por conta do “Outubro Prateado”, mês do envelhecimento saudável
O Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, é comemorado em 1º de outubro. Por conta disso, todo o mês é dedicado à valorização da pessoa idosa e ao envelhecimento saudável através da campanha “Outubro Prateado”, que tem como objetivo chamar a atenção para o envelhecimento populacional, ampliar as ações para hábitos de vida saudáveis – tanto no aspecto físico quanto mental – e estimular a participação social dos idosos.
Indo ao encontro de tais objetivos, a Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) Santana Jaçanã programou, para o decorrer do mês, uma série de atividades especiais voltadas aos idosos que frequentam a unidade. A começar pelo dia 1º de outubro, em que foi realizado um baile estilo “flash back” anos 1960. “Registramos a presença de um grande número de idosos que frequentam a URSI. Tivemos muita música e animação, com pista de dança e escolha do rei e da rainha do baile. Uma ação que visa valorizar a presença dos participantes, promover interação e trazer um pouco mais de alegria para a vida de cada um deles”, declara Thabata Cruz de Barros, gerente da URSI Santana Jaçanã.
Segundo a profissional, os objetivos da ação vão muito além da diversão. “Aproveitamos a oportunidade para abrirmos a palavra aos presentes e discutirmos um pouco a respeito da desmistificação de preconceitos e estereótipos da pessoa idosa, ajudando a mudar um pouco a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à idade e ao envelhecimento”, complementa Thabata.
As Unidades de Referência à Saúde do Idoso (URSI) são pontos secundários de atenção e de caráter ambulatorial. O acesso ao serviço é através da avaliação multidimensional da pessoa idosa na Atenção Básica. As URSI também realizam o apoio na condução de alguns casos quando solicitado o matriciamento pela Unidade Básica de Saúde. Também tem a finalidade da educação permanente em saúde para as unidades do seu território de atuação como instrumentos para assegurar a integralidade do atendimento, além de organizar e dar suporte à rede de atenção coordenada pela Atenção Básica.
A URSI Santana Jaçanã é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) através de contrato de gestão junto à Prefeitura do Município de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Saúde.