SBCD

URSI Santana Jaçanã promove atividade especial de Carnaval

13 fev 2026

Voltada aos idosos que frequentam a Unidade, iniciativa aproveitou a data festiva para fomentar consciência corporal aos participantes

A Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) Santana Jaçanã, na Zona Norte da capital, realizou, no dia 11 de fevereiro, uma atividade especial voltada aos frequentadores da Unidade relacionada ao Carnaval. Intitulada “Carnaval dos movimentos: ritmo, corpo e consciência sobre o Parkinson”, a proposta da iniciativa foi de sensibilizar os idosos, utilizando o gancho da data festiva como elemento cultural e afetivo para promover informação, empatia e consciência corporal sobre a Doença de Parkinson.

A ação também se configurou como um espaço de educação em saúde, no qual foram abordados, de forma leve e acessível, aspectos relacionados aos sintomas, à importância do diagnóstico precoce e às estratégias que contribuem para a manutenção da autonomia e da qualidade de vida. Colaboradores estiveram presentes para orientar os participantes, fortalecendo o cuidado integral e incentivando a participação ativa no processo terapêutico.

Por meio de música, estímulos sensoriais e movimentos livres e adaptados, a atividade buscou valorizar o ritmo individual de cada corpo, respeitando limites físicos e funcionais, sem exposição ou estigmatização das pessoas que convivem com a doença. “A proposta integra vivência corporal, diálogo acessível e troca de experiências, reforçando que o movimento é possível em diferentes intensidades e que a doença de Parkinson não define a pessoa, promovendo acolhimento, inclusão e fortalecimento do vínculo social em um ambiente lúdico e seguro”, explicou a gerente da URSI Santana Jaçanã, Thabata Cruz de Barros.

Acessar o conteúdo