
A Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) Santana Jaçanã, localizada na Zona Norte de São Paulo, promoveu um momento de celebração de final de ano junto aos idosos frequentadores da Unidade, que é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A ação ocorreu na terça-feira, 16 de dezembro. Na oportunidade, foi promovida uma atividade de reflexão sobre as conquistas obtidas e os desafios para o próximo ano, homenagens, a presença do Papai Noel e entrega de lembrancinhas aos participantes.
De acordo com Helen Goulart Orlandi, assistente social da URSI Santana Jaçanã, encontros como este vão muito além da questão festiva. “Eles servem como forma de conscientizar e sensibilizar sobre a importância do cuidado em saúde e, cuidar da saúde, não se trata apenas de tomar os remédios no horário correto, mas também praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável e uma boa noite de sono. Procuramos sempre alertá-los e fazê-los entender que se trata de um processo global e que, respeitado, resultará em um envelhecimento mais saudável e maior qualidade de vida”, declara Helen.
A iniciativa contou também com a apresentação do coral “Vozes da Sabedoria”. Criado há cerca de um ano, o coral conta com aproximadamente 20 integrantes, que se reúnem semanalmente na URSI para a prática do canto. “Essa atividade resulta em diversos benefícios, como a estimulação cognitiva, a ampliação do convívio social e o fortalecimento de vínculos afetivos”, afirma Izaque Almerindo, psicólogo da Unidade e idealizador do coral.
“É muito importante que os nossos pacientes se sintam acolhidos. O que procuramos fazer é proporcionar uma extensão da casa deles, criando um ambiente seguro e inclusivo. Mas, também é importante eles entenderem que, aqui, eles vêm para cuidar de saúde e precisam seguir as orientações corretamente para o sucesso do tratamento”, finalizou a farmacêutica da URSI, Karine do Nascimento Veloso Perez.



